[weglot_switcher]

Tem Wi-Fi gratuito no seu município? Veja aqui

Já são conhecidos os resultados da segunda fase de inscrições à iniciativa WiFi4EU e há 80 municípios portugueses na lista de vencedores. Desta forma, eleva-se a 207 o número de câmaras municipais com verbas para a instalação de WI-FI em locais públicos.
17 Maio 2019, 12h14

Dos 143 municípios portugueses que se candidataram à segunda chamada da iniciativa da Comissão Europeia WiFi4EU, 80 conseguiram vales de instalação de rede gratuita de Wi-Fi no valor de cerca de 1,2 milhões de euros.

Desta forma, eleva-se a 207 o número de municípios portugueses contemplados com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, uma vez que na primeira chamada, realizada no final de 2018, foram atribuídos vales a 127 municípios. No total estes municípios, que representam 67% dos municípios portugueses, já receberam já 3,1 milhões de euros ao abrigo desta iniciativa.

As candidaturas estiveram abertas nos passados dias 4 e 5 de abril e, segundo a Comissão Europeia, registaram a participação de mais de 10 mil municípios de todos os Estados-membros.

Nesta chamada estavam disponíveis 51 milhões de euros, tendo havido mais de 10 mil candidaturas a nível da UE. No total, foram atribuídos 3,400 mil vales –  no valor de 15 mil euros cada – o que significa que 34% dos candidatos foi contemplado com vales. Portugal teve um resultado superior, dado que cerca de 56% dos municípios que se candidataram receberam vales e sai da segunda call com 80 municípios vencedores, entre os quais Alcochete, Barreiro, Cascais, Castelo Branco, Lamego, Mêda, Odivelas, Seixal e Vila Real de Santo António.

Com a conclusão desta segunda chamada, elevam-se a 6.200 mil os municípios da UE a serem contemplados com vales.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.