[weglot_switcher]

Ministro do Ambiente: “Temos de investir 2,5 mil milhões a mais para assegurar a neutralidade carbónica em 2050”

O ministro do Ambiente e da Transição Energética aponta que 85% desta verba terá origem em investimento privado.
7 Junho 2019, 12h12

João Matos Fernandes afirma que “para chegarmos aos 85% de redução de emissões e assegurar a neutralidade carbónica em 2050, temos de investir em cada ano 2.5 mil milhões de euros a mais do que o previsto”.

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, discursou está sexta-feira na terceira edição da Feira Internacional de Negócios (FIN), que decorre na cidade do Porto, no edifício da Ordem dos Contabilistas Certificados.

João Matos Fernandes referiu que deste valor, “85% será de investimento privado”, relembrando que “o problema das alterações climáticas é desta geração e não da futura”.

O ministro do Ambiente assegura que “Portugal vai ser um país neutro em carbono em 2050”, sendo que o “cenário que melhor nos garante essa neutralidade, é o cenário em que a economia mais cresce”.

Joao Matos Fernandes salientou ainda que o “acordo de Paris foi quase uma epifania” embora tenha trazido “más notícias”.

“O presidente [dos Estados Unidos] Donald Trump achou que era um acordo a descartar. O Brasil tem uma posição muito dúbia naquilo que é o seu compromisso ambiental e tivemos o problema dos coletes amarelos em França”, sublinhou o ministro do Ambiente, que define a meta para Portugal atingir os 85% na redução de emissões carbónicas em 2050.

“Os transportes públicos vão ter de reduzir as emissões em 90%, a indústria em 70% e a agricultura em perto de 30%”, afirmou João Matos Fernandes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.