[weglot_switcher]

Tempestade Leslie causou prejuízos de 32 milhões de euros na Figueira da Foz

O distrito de Coimbra foi o ponto de entrada em terra da tempestade Leslie, que registou ventos de 176 quilómetros por hora, o número mais elevado desde sempre em Portugal.
  • SIC Notícias
17 Outubro 2018, 13h06

A Câmara Municipal de Figueira da Foz determina que os prejuízos da cidade foram superiores a 32 milhões de euros, dos quais mais de 20 milhões dizem respeito a empresas, avançou a agência Lusa o executivo camarário.

Estes números podem ainda vir a aumentar, uma vez que os danos da empresa de papel do grupo Navigator, uma das maiores da Figueira da Foz, e algumas unidades do grupo agroalimentar Lusiaves ainda não concluíram a avaliação.

O presidente da autarquia, João Ataíde das Neves, refere que muitas das infraestruturas do concelho foram destruídas. Relativamente às habitações particulares, os danos devem ascender a cinco milhões de euros, enquanto que edifícios e equipamentos municipais devem chegar aos 2.8 milhões.

O município de Soure, no distrito de Coimbra, prevê um prejuízo superior a sete milhões de euros, disse esta quarta-feira o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, mas os valores “continuam em permanente atualização pelos diversos setores”, afirmou. Esta contabilização dos gastos ainda não inclui o setor agrícola, cujo levantamento dos prejuízos está a ser feito em paralelo, acrescentou.

Segundo o autarca, nas habitações haverá prejuízos na ordem dos dois milhões de euros, contabilizando-se cerca de cinco mil casas afetadas. “Algumas apenas necessitam de apoios simples, entre os 300 e os 500 euros, e outras com danos mais complexos na ordem das várias dezenas de milhares de euros, com prejuízos grandes nas coberturas e em painéis solares”, explicou Mário Jorge Nunes.

Na área empresarial, a autarquia já identificou cerca de 2.5 milhões de euros de danos, nomeadamente relacionados com prejuízos em coberturas em instalações industriais, e, no setor social, haverá um prejuízo de quase de dois milhões de euros em instituições de solidariedade social e em associações recreativas e culturais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.