[weglot_switcher]

Tens 18 anos? Bruxelas volta a oferecer passes de Interrail grátis

Os jovens interessados em viajar pela Europa durante cerca de 30 dias podem candidatar-se até ao próximo dia 11 de dezembro.
18 Outubro 2018, 10h30

Se tens 18 anos, estás disponível para viajar durante cerca de um mês e tens curiosidade em conhecer a Europa esta iniciativa da União Europeia pode ser o ‘período sabático’ de que já andavas a precisar.

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que tem mais 12 mil passes de Interrail para oferecer a jovens com 18 anos, no âmbito do programa “DiscoverEU” (“Descobrir a União Europeia”). Depois da iniciativa lançada em junho deste ano, Bruxelas vai voltar a dar oportunidade aos jovens europeus de agarrarem na mochila, com um segundo concurso que arranca a 29 de novembro.

“Neste verão, cerca de 15 mil jovens de 18 anos de idade puderam viajar por toda a União Europeia. Tiveram a experiência pessoal do que é ser europeu. Tiveram a oportunidade de descobrir a diversidade e a riqueza culturais da Europa, bem como de conhecer pessoas de toda a União Europeia”, contou O comissário europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics.

Os jovens interessados podem candidatar-se até ao próximo dia 11 de dezembro. Segundo o executivo comunitário, os participantes na última edição, que nunca se tinham encontrado, estabeleceram contacto através das redes sociais, formaram grupos que viajaram de cidade em cidade e abrigaram outros jovens nas suas próprias casas.

De que preciso para me candidatar? Quando é que sei se posso fazer as malas?

  • Ter 18 anos de idade a 31 de dezembro de 2018
  • Estar disponível para viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019 por um período máximo de 30 dias
  • Ir ao Portal Europeu da Juventude
  • Esperar pelo resultado do comité de avaliação das candidaturas apresentadas
  • Os vencedores saberão se estão na lista dos próximos viajantes do DiscoverEU em janeiro de 2019
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.