[weglot_switcher]

“Terra Prometida” de Barack Obama excede resultados no primeiro dia de vendas

De acordo com os dados recolhidos pela publicação, “Uma Terra Prometida” encontra-se atualmente na liderança da livraria online da Amazon e na Barnes & Noble, com a livraria norte-americana à perspetivar vendas de meio milhão de livros nos primeiros 10 dias.
  • Barack Obama
19 Novembro 2020, 12h38

O livro de memórias do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vendeu 890 mil cópias no Canadá e Estados Unidos nas primeiras 24 horas em que chegou às livrarias, colocando as memórias do 44º presidente norte-americano numa posição de destaque entre os livros presidenciais, revela o “The Guardian”.

A abertura das vendas levou a que a editora Penguin Random House atingisse um novo recorde em pré-encomendas, ebooks (livros digitais) e livros em formato áudio. “Estamos entusiasmados com o primeiro dia de vendas”, disse o editor David Drake ao “The Guardian”, assumindo que o recorde de vendas reflete “o entusiasmo geral que os leitores têm por aquilo que foi antecipado pelo presidente Obama”.

O último e único livro escrito por um residente na Casa Branca que se aproxima das vendas de Barack Obama foi as memórias de Michelle Obama, no livro “Becoming”, que vendeu 725 mil cópias na América do Norte no primeiro dia e, desde o seu lançamento em 2018, já superou as 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

De acordo com os dados recolhidos pela publicação, “Uma Terra Prometida” encontra-se atualmente na liderança da livraria online da Amazon e na Barnes & Noble, com a livraria norte-americana à perspetivar vendas de meio milhão de livros nos primeiros 10 dias.

Comparativamente com este livro de memórias, onde estão incluídos oito anos de mandato presidencial, o livro “A Minha Vida” de Bill Clinton vendeu 400 mil cópias e o “Ponto de Decisão” de George W. Bush vendeu 220 mil cópias, cada um no primeiro dia de lançamento.

O “The Guardian” aponta que “ler a autobiografia de Barack Obama nos últimos dias de Donald Trump é olhar para o abismo entre dois extremos da Humanidade e perguntar, mais uma vez, como é que o mesmo país escolheu dois homens tão díspares”, lê-se na opinião de Julian Borger.

O livro de 768 páginas escrito por Barack Obama revela alguns detalhes de como ficou marcado pelos seus oito anos de mandato, retratando o facto de ter sido eleito o primeiro presidente negro de uma América ainda racista, de ter promovido a aproximação a Cuba, da morte de um dos maiores inimigos do território, Osama bin Laden, na madrugada de 1 de maio de 2011, e da criação do sistema de saúde Obamacare, entretanto revogado pelo seu sucessor e atual presidente cessante.

Na obra, Barack Obama aborda ainda a subida de Donald Trump à presidência, a 20 de janeiro de 2017, e as matérias em que discordam os 44º e o 45º presidentes de uma América diferente. O livro “Uma Terra Prometida” chegou às livrarias duas semanas após os resultados das últimas eleições presidenciais voltarem a dar a vitória a um democrata, o vice-presidente que o acompanhou nos oito anos de presidência, Joe Biden.

A procura por estas memórias tem sido elevada, mas este é apenas o primeiro de dois livros planeados para retratar o período em que Obama viveu na Casa Branca com a mulher e as duas filhas, entre 2008 e 2017.

A editora responsável pela publicação do livro, Crown, cuja empresa-mãe é a Penguin Random House, comprometeu-se a imprimir 3,4 milhões de cópias para o mercado da América do Norte e 2,5 milhões de cópias para o mercado internacional, sendo que a empresa-mãe acrescentou que a impressão de 1,5 milhões de cópias será só para a Alemanha.

Com base na procura e nas pré-encomendas, a Penguin Random House e a Crown esperam o lançamento de mais edições, uma vez que a procura pela terceira obra de Obama tem sido extensiva. Barack Obama é ainda responsável por dois livros best-sellers: “Sonhos do Meu Pai” e “A Audácia da Esperança”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.