[weglot_switcher]

Tesla ajuda Austrália com a maior bateria de iões de lítio do planeta

A Tesla será a responsável pela criação da maior bateria de iões de lítio do mundo. A nova bateria ajudará o Estado da Austrália do Sul a combater a crise energética e deverá estar pronta até 100 dias depois de assinado o acordo.
7 Julho 2017, 12h32

O Estado do Sul da Austrália será o local onde a Tesla irá fabricar a maior bateria de iões de lítio do planeta. Quem o diz é o chefe do governo local, Jay Weatherill, que revela ainda que a criação será feita ao abrigo de uma parceria entre a empresa de Elon Musk e a companhia de energia Neoen e que terá como objetivo ajudar a resolver a crise energética que o estado tem vindo a atravessar e que já levou a vários “apagões”.

O patrão da Tesla, Elon Musk, confirmou a construção desta nova bateria e também a promessa de que esta bateria deverá estar pronta dentro de 100 dias (a contar da assinatura do acordo), ou será grátis, ou seja, até ao final do ano, haverá certamente novidades acerca desta criação de 100 megawatt de capacidade. “É verdade que há algum risco, porque será a maior instalação de baterias do planete, e por uma margem significativa”, disse Musk em Adelaide, Austrália, esta sexta-feira, acrescentando que “a segunda maior bateria do mundo tem 30 megawatt”.

A bateria da Tesla será emparelhada com uma turbina eólica da Neoen e perará 24 horas/dia, além de conseguir oferecer energia adicional durante períodos de emergência, revela a BBC, citando o governo local. “Vai transformar completamente a forma como é armazenada a energia renovável, bem como estabilizar a rede do Sul da Austrália e obrigar os preços da eletricidade a descer”, afirma Weatherill.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.