[weglot_switcher]

Tesla com lucros de 386 milhões de dólares e recorde de entregas no quarto trimestre de 2019

A Tesla disse que espera ser ‘cash flow’ positiva a partir de agora, embora antecipe exeções pontuais. Model Y já começou a ser produzido em Freemont e, com o Model 3 também em produção na China, a construtora de Elon Musk espera superar em 2020 as entregas do ano passado, que ascenderam às 500 mil unidades.
  • 3. Elon Musk
29 Janeiro 2020, 22h08

A Tesla registou lucros de 386 milhões de dólares no último trimestre do ano passado, um crescimento homólogo de 12% e de 13% em cadeia, e revelou que fez 112.095 entregas de carros elétricos em igual período, um valor recorde.

A construtora de Elon Musk disse que, ao longo do ano, “excedeu confortavelmente as 500 mil unidades” em entregas. “Com a produção conjunta do Model 3 na China e do Model 3 na China, as entregas deverão provavelmente aumentar este ano”, realçou a empresa de Elon Musk.

Com estes resultados, o lucro por ação ascendeu a 2,14 dólares, acima das expectativas, que apontavam para um lucro por ação de 1,72 dólares.

As receitas no segmento dos automóveis superaram os 6,3 mil milhões de dólares, o que se traduz num ligeiro crescimento homólogo de 1%. Face ao terceiro trimestre de 2019, as receitas nos últimos três meses do ano passado subiram 19%. As receitas totais ascenderam a 7.384 milhões de dólares.

O mercado esperava receitas de pouco mais de sete mil milhões de dólares, pelo que a construtora de Elon Musk também superou as estimativas neste indicador.

De salientar que a Tesla mostrou um outlook muito positivo, uma vez que de ora em diante antecipa ser cash flow positiva, embora não exclua exceções pontuais à medida que lança e aumenta a produção de novos produtos.

Em termos operacionais, a Telsa anunciou que a produção do SUV, batizado Model Y, já começou a ser produzido na fábrica de Freemont e que o Model 3 também já começou a ser produzido na Gigafactory de Shanghai, na China.

Na Europa, a Tesla revelou que “as preparações perto de Berlim estão a avançar”, onde a construtora vai construir uma fábrica em Berlim para fornecer o mercado europeu. “As primeiras entregas desta fábrica deverão acontecer em 2021”.

Os investidores apreciaram os resultados, uma vez que as ações da Tesla disparam mais de 7% no after hours. Esta quarta-feira, aquando do encerramento da sessão em Wall Street, as ações da Tesla estavam a negociar nos 580,99 dólares, depois de valorizarem 2,49% durante a sessão.

Em 2020, as ações da Tesla já subiram quase 40%.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.