[weglot_switcher]

Tesla começa a produzir na nova gigafábrica chinesa ainda este ano

Elon Musk está em Xangai para a cerimónia de apresentação da fábrica, cujo investimento foi de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros).
7 Janeiro 2019, 09h58

O CEO da Tesla Motors voou esta segunda-feira até à China para iniciar os trabalhos na nova fábrica da fabricante automóvel em Xangai. Apesar de ainda não ter sido lançada a primeira pedra, o fundador da marca garante que, ainda este ano, terminam primeiras obras e arranca a produção de veículos elétricos.

“O objetivo é terminar as construções iniciais este verão, iniciar a produção do Model 3 no final do ano e alcançar um alto volume de produção no próximo ano”, escreveu o CEO da Tesla numa publicação no Twitter.

A fábrica da Tesla, cujo investimento foi de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros), assentou arraiais num país onde o mercado automóvel deverá constrair em 2019, pela primeira vez em várias décadas. Em causa está o facto de a China ter aumentado as tarifas de importação de carros fabricados nos Estados Unidos para 40% no verão passado, tendo a seguir recuado na decisão e colocando a taxa aduaneira nos 15%.

Elon Musk parece desvalorizar estes números, tendo em conta que, ainda antes de começar a discursar na China esta manhã, o empresário e filantropo utilizou a mesma rede para anunciar que a empresa estava “ansiosa” para começar a trabalhar naquela cidade chinesa.

Há dois anos, ansiosos estavam os milhares que pediam que uma fábrica desta natureza fosse construída em Portugal. O grupo do Facebook ‘Bring Tesla Gigafactory to Portugal’ organizou evento nas Amoreiras, para promover uma discussão pública para que a fábrica da Tesla fosse construída em Portugal, informar o público sobre a GigaFactory-2, criar um movimento cívico que demonstrasse à firma americana que era bem-vinda e desenvolver argumentos para trazer o investimento para o país.

Ao Jornal Económico, Miguel Duarte, gestor de projetos IT e impulsionador do movimento que contava com cerca de 45 mil membros, disse, na altura, que “a ideia de formar o grupo surgiu “após uma discussão no Facebook sobre um artigo publicado pelo jornal ‘Faro de Vigo‘”. “Convidados e amigos, começaram a convidar outros amigos e o grupo tornou-se viral, tendo um crescimento exponencial nos primeiros dias”, contou.

https://jornaleconomico.pt/noticias/a-nossa-mensagem-para-elon-musk-bring-tesla-gigafactory-para-portugal-125758

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.