[weglot_switcher]

Tesla vai construir a sua primeira gigafábrica europeia na Alemanha

A fábrica da empresa norte-americana de carros elétricos vai ficar localizada em Berlim e vai produzir baterias e o Model Y. O objetivo é começar a produzir a partir de 2021.
13 Novembro 2019, 09h07

A Tesla escolheu a Alemanha para instalar a sua primeira gigafábrica. A empresa norte-americana de carros elétricos quer começar a produzir na sua nova fábrica de Berlim a partir de 2021, avança a BBC esta quarta-feira.

“Todos sabem que a engenharia alemã é maravilhosa e isso é parte da razão pela qual estamos a localizar a nossa gigafábrica europeia na Alemanha”, disse Elon Musk numa entrega de prémios na Alemanha na terça-feira.

A fábrica vai ficar localizada perto do novo aeroporto de Berlim e vai produzir “baterias, veículos, a começar pelo Model Y”, detalhou mais tarde no Twitter.

Cerca de 16 fábricas de bateria de iões de lítio estão previstas entrar em produção na Europa até 2023.

A Tesla conta com uma gigafábrica norte-americana em Freemont, na Califórnia. Na Europa, a marca tem uma fábrica na Holanda, mas os autómoveis não são produzidos aqui, os componentes vêm de outros locais e os automóveis são apenas montados aqui.

Recentemente, a empresa norte-americana anunciou que vai inaugurar uma fábrica na China, um investimento de dois mil milhões de dólares.

O mercado chinês é o maior a nível mundial e a importação de carros a partir dos Estados Unidos está a ser prejudicada devido à guerra de tarifas alfandegárias entre os Estados Unidos e a China.

A nova fábrica vai ficar localizada em Xangai e vai produzir os Model 3 e Model Y.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.