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Tesla produziu 499.550 carros elétricos em 2020

O CEO da Tesla, Elon Musk, tinha anunciado que em 2020 ia fabricar 500 mil veículos elétricos, mas ficou ligeiramente abaixo dessa meta. Já começou a produzir Tesla em grande escala na China. Vai ter fábricas novas em Berlim e no Texas, preparou uma ‘pickup’ elétrica e quer começar a vender carros mais baratos, na ordem dos 20,4 mil euros, para enfrentar os gigantes GM e VW, que têm preparados muitos novos modelos elétricos para lançarem nos próximos cinco anos.
  • 3. Elon Musk
2 Janeiro 2021, 19h03

O fabricante norte-americano de veículos elétricos Tesla não concretizou o objetivo que tinha para 2020 de produzir 500 mil automóveis elétricos, ficando nas 499.550 unidades fabricadas, revela a agência noticiosa Bloomberg. Mesmo assim, a Tesla bateu um recorde de carros elétricos produzidos no quarto trimestre de 2020, entregando 180.570 veículos elétricos nos últimos três meses do ano, o que superou o seu recorde anterior de 139.300 viaturas, referente ao terceiro trimestre de 2020, adianta a Bloomberg.

O fabricante sediado em Palo Alto, na Califórnia, referiu num comunicado que a contagem de veículos elétricos que entregou em 2020 é “um pouco conservadora”, explicando que “os números finais podem variar em até 0,5%, ou mais”.

O número de carros que fabricou em cada trimestre de 2020 é amplamente considerado como um barómetro da procura de veículos da marca Tesla e do interesse do consumidor por veículos elétricos em todo o mundo. O resultado de 2020 traduz um ano notável para o CEO da Tesla, Elon Musk, pois a sua marca entrou no Índice Standard & Poor’s 500 em 21 de dezembro, após registar lucros durante cinco trimestres consecutivos. As ações da Tesla subiram 743% no ano passado, adianta a Bloomberg.

No entanto, a Tesla tinha divulgado previsões, em janeiro de 2020 – antes do início da pandemia de Covid-19 – segundo as quais “ultrapassaria confortavelmente” meio milhão de veículos elétricos produzidos em 2020. Em outubro a Tesla ainda esperava atingir essa meta, apesar do encerramento temporário das suas fábricas na primavera.

Os analistas também previram que a Tesla concretizaria a sua meta de vendas em 2020, o que impulsionou ainda mais as ações da empresa nos últimos dias de 2020. A avaliação da Tesla aumentou para 669 mil milhões (cerca de 547,5 mil milhões de euros), liderando a indústria automóvel.

Para todos os efeitos, a Tesla ultrapassou o limite de 180 mil veículos elétricos que precisava de entregar no quarto trimestre, dando um salto de 30% em relação ao período de julho a setembro, o que foi concretizado com a ajuda do aumento de produção da sua fábrica chinesa e da maior produção nos EUA do seu modelo mais recente, o Modelo Y. Mas a Tesla também anunciou que o início da produção do Modelo Y em Xangai, que em breve poderá começar a fazer entregas.

Apesar do crescimento da Tesla nos últimos oito anos, a dimensão da marca californiana ainda equivale à produção de uma pequena marca como a Isuzu, apesar do seu valor de mercado corresponder ao de dez produtores do sector que fabricam anualmente mais de 50 milhões de veículos. Por outro lado, as margens da Tesla ficam mais esmagadas à medida que aumenta a sua produção na China.

No segmento dos veículos elétricos, a Tesla é líder do mercado global, mas as suas entregas de veículos são mínimas quando comparadas com os milhões de carros e veículos pesados com motores a combustão vendidos pelos gigantes General Motors e Volkswagen, que, para os próximos cinco anos, já estão preparadas para colocarem dezenas de novos modelos alimentados por baterias no mercado mundial dos Veículos Elétricos.

A Tesla tem em marcha a construção de duas novas unidades de montagem de veículos – uma na União Europeia, em Berlim, que poderia eventualmente fabricar até 500 mil carros por ano, e outra nos EUA, em Austin, no Texas, que produzirá a primeira pickup da marca. Ambas devem iniciar a produção ainda este ano, juntando-se às instalações de montagem de veículos existentes em Fremont, na Califórnia, e em Xangai. Em setembro, Elon Musk anunciou que pretende começar a vender um Tesla mais barato, com preços na ordem dos 25 mil dólares (cerca de 20,4 mil euros).

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