[weglot_switcher]

Tetra Pak promete alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030

A empresa compromete-se também a alcançar zero emissões de GEE – Gases com Efeito de Estufa na totalidade da sua cadeia de valor até 2050.
  • Cristina Bernardo
16 Junho 2020, 17h10

A Tetra Pak reafirmou hoje, dia 16 de junho, a sua prioridade estratégica de promover a sustentabilidade na indústria alimentar e de bebidas em todo o mundo, ao comprometer-se a alcançar zero emissões de GEE – Gases com Efeito de Estufa na totalidade da sua cadeia de valor até 2050.

“De forma a alcançar este objetivo, a empresa compromete-se desde já a alcançar zero emissões líquidas de carbono nas suas operações até 2030 e irá centrar-se em quatro áreas chave de atuação”, adianta um comunicado da empresa.

Lars Holmquist, vice-presidente executivo de Soluções de Embalagem e Operações Comerciais da Tetra Pak, afirma que “temos vindo a cumprir continuamente com os objetivos estabelecidos no sentido de travar as alterações climáticas”.

“Após termos alcançado o nosso primeiro objetivo para 2002 e o objetivo seguinte, para 2005, estamos atualmente em vias de alcançar o nosso objetivo para 2020. Em 2017, a Tetra Pak tornou-se na primeira empresa da indústria alimentar e de bebidas a ver os seus objetivos de redução do impacte das alterações climáticas aprovados pela iniciativa SBT. Mais recentemente, integrámos a Aliança Europeia para uma Recuperação Verde, a primeira iniciativa de mobilização panEuropeia para a implementação de soluções de investimento verde após a crise. Mais uma vez, lideramos esta jornada através do estabelecimento de objetivos ambiciosos de zero emissões de carbono, o que irá conduzir a uma profunda transformação em todo o setor e na totalidade da cadeia de valor. Não nos poderíamos permitir um menor esforço, em face do maior desafio ambiental alguma vez enfrentado pelo planeta”, defende este responsável.

De forma a alcançar este objetivo, a Tetra Pak irá centrar-se em quatro áreas chave, sendo a primeira diminuir as emissões relacionadas com o consumo de energia através de medidas de conservação de energia e melhoria de eficiência energética, assim como da instalação de soluções de energia solar fotovoltaica (tecnologia PV solar) e
aquisição de energias renováveis.

“A Tetra Pak investiu mais de 16 milhões de euros na área da eficiência energética desde 2011, evitando assim um aumento de 23% do consumo de energia. Até à data, a empresa instalou já cerca de 2,7 MW de energia solar fotovoltaica (cerca de 8,000 painéis solares), o que possibilita a geração de energia elétrica com baixas emissões de carbono e resulta em economias significativas nos custos operacionais”, explica um comunicado da empresa.

Membro da iniciativa RE100, a Tetra Pak conseguiu aumentar a sua utilização de eletricidade renovável de 20% em 2014 para 69% em 2019, esperando alcançar o objetivo de 80% em 2020. Esta jornada envolve a instalação de painéis solares em todas as unidades e operações da empresa, assim como a aquisição de certificados renováveis, tendo a empresa sido uma das primeiras a adotar estas medidas em países como a Tailândia e a África do Sul.

Associar-se a fornecedores e outras partes interessadas ao longo da cadeia de valor, de forma a reduzir significativamente a pegada de carbono e outra das medidas em curso. “A Tetra Pak colabora ativamente com os seus fornecedores no sentido de reduzir as emissões de carbono, o que inclui o estabelecimento de objetivos ambiciosos de energia renovável e o aumento da utilização de materiais renováveis e reciclados, fatores críticos na criação de uma economia circular, baixa em emissões de carbono”, esclarece o referido comunicado.

Acelerar o desenvolvimento de embalagens e equipamento mais sustentáveis e auxiliar os clientes a alcançar os seus objetivos de redução de emissões é terceira medida em questão.

“Em resultado de uma mudança radical nos níveis de investimento em inovação sustentável, a empresa encontra-se em vias de alcançar o seu principal objetivo de criar embalagens totalmente recicláveis, fabricadas apenas a partir de materiais renováveis ou reciclados, assim como de instalar linhas de processamento e embalagem com uma pegada de carbono mínima”, asseguram os responsáveis da Tetra Pak.

Por fim, a quarta medida é desenvolver cadeias de valor de reciclagem sustentável, através da colaboração
com clientes, empresas de gestão de resíduos, empresas de reciclagem, municípios, associações industriais e fornecedores de equipamento.

“A Tetra Pak encontra-se convicta de que todas as embalagens de bebidas podem ser recicladas, envidando esforços para que nenhuma se converta em lixo ou seja enviada para um aterro”, garante a empresa.

Em maio de 2020, a Tetra Pak integrou a Aliança Europeia para uma Recuperação Verde, uma iniciativa lançada pelo Parlamento Europeu com o objetivo de construir um futuro melhor após a pandemia da Covid-19.

Ramiro Ortiz, diretor-geral da Tetra Pak Iberia recorda que “há dez anos, estabelecemos a meta de reduzir as emissões de carbono da totalidade da nossa cadeia de valor em 2020 aos níveis registados em 2010, assegurando simultaneamente o crescimento dos nossos negócios”.

“Tal resultou numa economia de 12 milhões de toneladas de emissões de GEE até à data. Acreditamos firmemente que, graças ao nosso compromisso para com a inovação e colaboração, nos encontramos no caminho certo para alcançar o nosso ambicioso objetivo de zero emissões até 2050”, conlui o referido comunicado.

A Tetra Pak reclama ser a empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, empregando quase 25 mil colaboradores em mais de 80 países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.