[weglot_switcher]

Têxteis nacionais reforçam presença no Báltico

A ligação da região aos mercados de leste e da Rússia é um dos objetivos da participação nacional na feira de Vilnius, capital da Lituânia.
17 Outubro 2018, 09h50

Cerca de dez empresas nacionais do setor da indústria têxtil nacional vão estar presentes na Baltic Fashion & Textile, na tentativa de aumentarem as exportações para os mercados locais, que apresentam fortes capacidades para se estenderem à Europa de Leste e à Rússia.

É a maior feira têxtil dos estados bálticos, e realiza-se entre 18 e 20 de outubro em Vilnius, na Lituânia, com a delegação de empresas portuguesas a seguir numa viagem organizada pelo CITEVE. Dilina, Familitex, Joaps, José de Abreu & Filhos, Lipaco, LMA, Myako, Solinhas e Têxteis Giestal são as empresas presentes.

No certame são esperados cerca de 11 mil visitantes, entre empresários, compradores e designers oriundos dos vários estados do Báltico, mas também das regiões periféricas. Segundo a organização, entre os expositores nacionais, a Lipaco é a única veterana. O surgimento de novas empresas “é mais uma prova do interesse crescente que os mercados bálticos têm para as exportações nacionais”, afirma a organização.

“Apostamos nesta feira pelo acesso que sempre nos deu aos mercados do Báltico e à Rússia” explica Jorge Pereira, CEO da Lipaco, citado em comunicado. A modernização e a integração europeia dos países de leste atraem cada vez mais empresas.

O grupo português leva para Vilnius o ITechStyle Showcase, uma montra organizada pelo CITEVE com produtos inovadores de várias empresas têxteis nacionais. A participação das empresas portuguesas na Baltic Fashion & Textile Vilnius é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projeto From Portugal, co-financiado pelo Portugal 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.