[weglot_switcher]

Têxtil quer 25 milhões do PRR para projeto de poupança de água

A água, uma ‘commodity’ em vias de extinção, é uma das maiores preocupações do sector e o plano do consórcio prevê a diminuição drástica da sua utilização no processo industrial e a purificação da que tem mesmo de dele fazer parte.
17 Outubro 2021, 10h00

Um consórcio liderado por empresas do sector têxtil remeteu aos gestores do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) um projeto de 25 milhões de euros que pretende investigar, construir e colocar em funcionamento um sistema de utilização otimizada da água em contexto industrial. A ideia é não apenas reduzir drasticamente a utilização de água nos diversos processos de produção da indústria têxtil, como também a de reutilização daquele que entra nesse processo – numa espécie de circuito fechado que permite a utilização cada vez em menor quantidade de novos fluxos.

São 12 as empresas têxteis que, lideradas pela Estamparia Adalberto, tomam parte no consórcio – que chamou ainda o interesse de três academias (a Universidade do Porto, a do Minho e a da Beira Interior, estas duas últimas particularmente ligadas ao sector), de três interfaces tecnológicos (CITEVE, INESC e INESCTEC) e induziu a presença de outras oito empresas químicas com ligações ao têxtil.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.