[weglot_switcher]

“The Overview Effect”: festa e exposição pop-up abrem as hostilidades do Lisbon Art Weekend

A terceira edição da Lisbon Art Weekend arranca mesmo antes de começar. ‘Culpa’ das sinergias que se uniram na vontade de agitar a cena artística lisboeta. “The Overview Effect” é um aperitivo para os três dias que aí vêm.
  • David LaChappelle, Pickled to Perfection
11 Novembro 2021, 17h30

Andy Warhol, David LaChapelle e Peter Zimmerman encontram Vhils, Bordalo II e Os Gémeos no espaço Suspenso, em Lisboa. Não estão sós, muitos outros artistas vão estar presentes. Ou melhor, algumas das suas obras. Assim como outras, criadas exclusivamente para o evento que marca a abertura ao público do Lisbon Art Weekend, dia 12 de novembro.

Antes disso, os astros alinharam-se e puseram na mesma rota um grupo de amigos com vontade de agitar a cena artística lisboeta. E é assim que nasce uma exposição pop-up e uma festa: “The Overview Effect”. Porque há um espaço que quer renascer depois de uma pandemia. Renascer é a expressão certa, pois o nº 19 da rua Santiago, em Lisboa, já foi um convento, uma fundição de metal, sala de concertos… e agora, na sua nova vida, é um concept venue, com uma área expositiva superior a 1000 m2.

O objetivo é levar amantes e curiosos da Arte e do Design a descobrirem, de forma gratuita, um conjunto de obras em estreia absoluta em Portugal. As peças pertencem à Coleção Georges Zorgbibe, colecionador e curador francês, e grande especialista em Street Art. A curadoria da exposição pop-up está a cargo de Michael Wagner e Georges Zorgbibe.

A performance vídeo “The Overview Effect”, da autoria de Michael Wagner, dá título à exposição e usa imagens reais da Terra vista do espaço. A ideia é que os visitantes vejam a Terra iluminada pelo sol, mas também no crepúsculo. Será usado um projetor Panasonic de 12.000 lúmenes para projetar os vídeos numa tela de três metros de diâmetro, a par de efeitos especiais e música selecionada para o efeito.

Diz o curador, com um sorriso, que “ninguém terá de usar fato e capacete, mas a sensação será muito próxima daquilo que os astronautas vivem quando veem a Terra do espaço”. Aliás, a expressão “The Overview Effect” (ou Efeito de Síntese) remete para uma mudança cognitiva na consciência e é relatada por alguns astronautas durante os voos espaciais, muitas vezes enquanto visualizam a Terra a partir do espaço exterior.

Michael Wagner realça ainda as sinergias com o Lisbon Art Weekend e a vontade de “levar as pessoas deixarem de se sentir inibidas e a entrar numa galeria sem complexos”. O tempo em que as galerias eram vistas como espaços sacralizados passou à história. “A nossa filosofia é ‘porta aberta’. Todos são bem-vindos. Vamos ter workshops e brunch para famílias e crianças, para que possam desfrutar deste espaço fantástico”, acrescenta Wagner. Até porque, como salienta o curador Georges Zorgbibe, “a arte tem a capacidade de mudar os lugares onde é exibida”.

Marque na agenda: hoje, 11 de novembro, a partir das 19h, o espaço SUPENSO, junto ao Castelo de São Jorge, em Lisboa, abre as hostilidades com a exposição “The Overview Effect”, onde poderá ver obras de Andy Warhol, David LaChapelle, Arman, Peter Zimmerman, Ben, Obey, Os Gémeos, Vhils, André Saraiva e Bordalo II, Pierre Pauze, Zevs, Blac Dwelle, entre muitos outros. A inauguração marca a Festa de Abertura do Lisbon Art Weekend e promete animação até às 02:00h. Isso e várias surpresas ao longo da noite, como performances, concertos, DJ sets, projeções e animações 3D. E, diz Michael Wagner, “algumas explosões artísticas”. Mais não pode revelar sob pena de ser o spoiler de serviço.

 

PROGRAMA | 11 NOV.
Inauguração The Overview Effect + Opening Night – Lisbon Art Weekend
19h00 – 02h00
Performance Vídeo – The Overview Effect – de Michael Wagner
Projeção de Animações 3D – Please Love Party by Pierre Pauze
Concerto de música  – CASUAL  – Henrique Peyssonneau’s Band
DJ Sets – Florinda Harvey | Vincent Chicha | Adria
SUSPENSO | R. de Santiago 19| www.suspenso.pt

Exposição de Arte e Design – The Overview Effect

Curadoria: Michael Wagner e Georges Zorgbibe

Entrada Livre; Horário de abertura ao público: 12 a 14 de Novembro – de 6ª feira a dom., 11h às 19h

 

KIDS WORKSHOP – The Overview Effect 
De pinturas e stencils, a marcadores e personalização de objetos, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas básicas, usando diferentes materiais e suportes, para depois levar consigo uma das suas criações.
Público alvo: 3 a 12 anos
12, 13 e 14 de novembro – das 11h às 18h
Pré-reserva necessária pelo preço de 20€/pp (gratuito das 11h às 13h).
Duração: 45 min.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.