[weglot_switcher]

Theresa May: “Abandonamos a União Europeia, mas não a Europa”

Espera-se que seja anunciado um plano em doze pontos sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.
  • Mark Makela / Reuters
17 Janeiro 2017, 12h07

A primeira-ministra fala neste momento sobre o plano de saída da União Europeia. Apesar do Brexit, Theresa May afirma que o Reino Unido continua a fazer parte da Europa. Espera-se que o discurso termine com 12 pontos que definam o abandono da União Europeia.

“A minha resposta é clara. Eu quero que o Reino Unido saia deste período de mundança mais forte, justo, mais unido e mais virada para o mundo do que nunca. Quero que sejamos um país seguro, próspero e tolerante – um íman para talento internacional e casa de pioneiros e inovadores que formam o mundo futuro. Quero que sejamos verdadeiramente um Reino Unido global – melhor amigo e vizinho dos parceiros europeus, mas um país que alcança além das fronteiras da Europa”, afirmou Theresa May.

Theresa May é peremptória: “Não queres participação parcial na União Europeia”. A primeira-ministra diz que quer definir um novo e justo acordo entre um Reino-Unido independente e que se governe a si próprio e os “amigos e parceiros da UE”. Estar metade dentro e metade fora não é uma opção.

O primeiro princípio definido pela primeira-ministra britânica é a segurança. Theresa May afirma que o acordo do ‘Brexit’ será feito “com maior segurança possível”. O parlamento irá ter um voto na matéria sobre as leis a mudar, enquanto o governo britânico vai ainda considerar o papel dos governos escocês e irlandês na estratégia.

Europeus bem-vindos ao Reino Unido

A primeira-ministra britânica pretende manter a boa relação com a União Europeia e assegura que todos os cidadãos europeus continuam a ser bem-vindos ao Reino Unido. “O Reino Unido é um país aberto. Vamos sempre querer imigrantes”, garantiu a líder do Executivo britânico, esta manhã.

“Continuaremos a ser parceiros confiáveis, aliados e amigos próximos. Queremos comprar os vossos bens, vendê-los, negociar o mais livremente possível e trabalhar uns com os outros para garantir que todos estejam mais seguros, mais seguros e mais prósperos através de uma contínua amizade”, referiu Theresa May.

Para a primeira-ministra do Reino Unido, o referendo não virou as costas aos valores da União Europeia. Tratou-se de uma data em que o Reino Unido decidiu começar a construir um país “verdadeiramente global”. Na sua perspetiva, a comunidade única tem lições a aprender com o exemplo inglês.

Theresa May refere que há várias formas de lidar com diversidade, sendo que uma delas é respeitá-la e outra é tentar renegá-la. “O nosso voto para deixar a União Europeia não foi uma rejeição dos valores que partilhamos”, disse. “Não representa o desejo de nos distanciarmos mais dos nossos amigos e vizinhos”, acrescentou a governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.