[weglot_switcher]

Formação turística nasce no Estoril com chancela da OMT

O projeto tem um horizonte de três anos e vai mobilizar um investimento de 24 milhões de euros, dos quais 40% financiados por privados.
17 Agosto 2019, 20h00

O Turismo de Portugal, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESTHE) juntaram-se para lançar a Tourism International Academy, um ambicioso projeto de formação internacional que visa afirmar Portugal como país de referência na formação turística.

O projeto integra as duas instituições ali já em funcionamento – Escola do Turismo de Portugal e ESTHE – que serão alvo de requalificação, bem como a criação do Centro de Formação da OMT em Portugal, um hotel de aplicação, uma residência com capacidade para receber 150 estudantes e espaços para incubação de empresas do setor, a somar ao Instituto de Formação Turística de Macau (IFT).

À semelhança da Nova SBE em Carcavelos, o campus de formação internacional de turismo do Estoril junta entidades públicas e privadas. Entre os privados envolvidos contam-se o grupo Pestana, PortoBay, Vila Galé, Hoti, Martinhal e Vip. Pelas entidades públicas pontificam a Universidade NOVA de Lisboa, CITUR, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Turismo de Portugal, bem como a tutela destas duas últimas instituições, os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Economia.

O complexo vai mobilizar um investimento de 24 milhões de euros, dos quais 40% serão financiados por privados. O edifício escolar atual será totalmente modernizado, ficando aí instaladas a Escola do Turismo de Portugal-Estoril e outras escolas internacionais, como o IFT Macau. Também está prevista a recuperação de um edifício de 1.500 m2, atualmente devoluto, para espaços de coworking.

No novo campus será construído um hotel de aplicação, com 5.000 m2 e 150 quartos, e, através da reabilitação de um edifício com 2.500 m2, atualmente devoluto, uma residência para estudantes, com 80 quartos. Estes dois edifícios serão alvo de concurso público de concessão para os privados. Será ainda construído um edifício com 2.500 m2, para instalar o Centro de Excelência em Turismo, gerido pela ESHTE, e um outro edifício com 2.500 m2 para instalações independentes da ESHTE.

No total, o projeto abarca 21 mil m2 dedicados à formação em turismo, cobrindo todas as áreas, desde o ensino técnico profissional até à formação de executivos. Daqui a três anos, quando estiver concluído, o campus terá capacidade para cerca de 5.000 alunos.

“Este projeto é fundamental para qualificar recursos humanos no turismo e afirmar Portugal como país de referência, também na formação turística”, afirmou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, no lançamento da primeira pedra do projeto no passado 16 de julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.