Todos os impostos em Cabo Verde já podem ser pagos online

“Com esta ferramenta, consegue-se fazer o pagamento de uma forma confortável em casa ou no trabalho, sem ter que se deslocar às repartições e bancos”, disse Liza Vaz, da Direção Nacional de Receitas do Estado.

Os contribuintes cabo-verdianos podem efetuar, a partir desta semana, o pagamento de todos os impostos online. A Direção Nacional de Receitas do Estado, (DNRE), em parceria com a Casa do Cidadão, apresentou, esta segunda-feira, a nova ferramenta a ser utilizada pelos contribuintes.

Durante a apresentação pública, a diretora deste serviço central público, Liza Vaz, explicou que se trata de uma ferramenta colocada à disposição dos contribuintes para facilitar e tornar “expeditas” o processo de pagamento de todos os impostos. “Com esta ferramenta, consegue-se fazer o pagamento de uma forma confortável em casa ou no trabalho, sem ter que se deslocar às repartições e bancos”, disse.

O novo sistema de pagamento de impostos já está disponível na internet, através do site “Porton de Nos ilha”. Os contribuintes podem aceder a essa funcionalidade, mas segundo Liza Vaz, nesta primeira fase, os técnicos da DNRE vão estar disponíveis para divulgar como efetuar o pagamento. Também “uma ampla campanha” de divulgação para dar a conhecer a utilização da nova ferramenta está a ser preparada.

A responsável pela DNRE acrescenta ainda que os ganhos para os utentes serão sentidos sobretudo a nível do tempo, comodidade e na facilitação do cumprimento, o que se refletirá nos resultados do “Doing Business” que mede, precisamente, o tempo do pagamento dos impostos.

Além do pagamento de impostos, os cidadãos poderão ainda, através desta ferramenta, proceder a consulta do Número de Identificação Fiscal (NIF). Tudo isto, segundo Liza Vaz, criando todas as condições para que os utentes possam cumprir, de forma adequada, aquilo que são as suas obrigações tributárias.

Recomendadas

Justiça cabo-verdiana arquiva denúncia-crime do maior partido da oposição

A Procuradoria-Geral da República anunciou esta quinta-feira o arquivamento da denúncia-crime apresentada pelo maior partido da oposição (PAICV) contra a Câmara Municipal da Praia, que alegava “indícios de gestão danosa e irregularidades” na construção de um mercado.

Banco de Cabo Verde revê em alta crescimento económico para 2019

O novo relatório de política monetária do banco central cabo-verdiano aponta para um crescimento do PIB do país africano na ordem dos 5%.

Presidente de Cabo Verde veta lei sobre regime de execução da política criminal

Jorge Carlos Fonseca devolveu o diploma à Assembleia Nacional pela “inconstitucionalidade” de um dos artigos.
Comentários