Todos os impostos em Cabo Verde já podem ser pagos online

“Com esta ferramenta, consegue-se fazer o pagamento de uma forma confortável em casa ou no trabalho, sem ter que se deslocar às repartições e bancos”, disse Liza Vaz, da Direção Nacional de Receitas do Estado.

Os contribuintes cabo-verdianos podem efetuar, a partir desta semana, o pagamento de todos os impostos online. A Direção Nacional de Receitas do Estado, (DNRE), em parceria com a Casa do Cidadão, apresentou, esta segunda-feira, a nova ferramenta a ser utilizada pelos contribuintes.

Durante a apresentação pública, a diretora deste serviço central público, Liza Vaz, explicou que se trata de uma ferramenta colocada à disposição dos contribuintes para facilitar e tornar “expeditas” o processo de pagamento de todos os impostos. “Com esta ferramenta, consegue-se fazer o pagamento de uma forma confortável em casa ou no trabalho, sem ter que se deslocar às repartições e bancos”, disse.

O novo sistema de pagamento de impostos já está disponível na internet, através do site “Porton de Nos ilha”. Os contribuintes podem aceder a essa funcionalidade, mas segundo Liza Vaz, nesta primeira fase, os técnicos da DNRE vão estar disponíveis para divulgar como efetuar o pagamento. Também “uma ampla campanha” de divulgação para dar a conhecer a utilização da nova ferramenta está a ser preparada.

A responsável pela DNRE acrescenta ainda que os ganhos para os utentes serão sentidos sobretudo a nível do tempo, comodidade e na facilitação do cumprimento, o que se refletirá nos resultados do “Doing Business” que mede, precisamente, o tempo do pagamento dos impostos.

Além do pagamento de impostos, os cidadãos poderão ainda, através desta ferramenta, proceder a consulta do Número de Identificação Fiscal (NIF). Tudo isto, segundo Liza Vaz, criando todas as condições para que os utentes possam cumprir, de forma adequada, aquilo que são as suas obrigações tributárias.

Recomendadas

Sérvulo estabelece parceria com sociedade de advogados em Cabo Verde

A MJN Advogados, de Maria João de Novais, é o novo escritório parceiro da Sérvulo & Associados.

“Em Lisboa emitimos mais de 15 mil passaportes nos últimos dois anos”, diz governo cabo-verdiano

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e da Defesa de Cabo Verde anunciou esta quinta-feira que os consulados e embaixadas de Cabo Verde já emitiram 35 mil passaportes, entre 2017 e 2018.

Banco Europeu de Investimento tem oportunidades de estágio para cabo-verdianos

A instituição bancária europeia tem um programa com oito estágios profissionais para oferecer estudantes universitários e/ou ou recém-licenciados dos países membros da associação ACP.
Comentários