[weglot_switcher]

“Tolo e superficial”: líder supremo do Irão critica discurso de Donald Trump

O aiatola Ali Khamenei reagiu ao anúncio da saída dos EUA do acordo nuclear com o Irão feito por Donald Trump. A mais alta autoridade iraniana criticou no seu site oficial a posição do presidente norte-americano: “cometeu um erro”.
  • Morteza Nikoubazl / Reuters
9 Maio 2018, 11h34

“O presidente da América fez alguns comentários tolos e superficiais”. É desta forma que Ali Khamenei, líder supremo do Irão reagiu ao discuro de Donald Trumps sobre a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irão.

No seu site oficial, o líder iraniano afirmou ainda que “ele [Donald Trump] teria talvez mais de 10 mentiras nos seus comentários. Ameaçou o regime e o povo, dizendo que faria isto e aquilo”.

Ali Khamenei deixou mesmo um aviso ao presidente norte-americano. “Senhor Trump, em nome do povo iraniano digo-lhe que você cometeu um erro”. O líder iraniano, que de forma reticente deu o seu apoio ao acordo nuclear, já tinha deixado várias críticas aos EUA por não cumprirem as promessas no pacto.

Esta terça-feira, Donald Trump anunciou que os EUA abandonam o acordo com o Irão, numa intervenção pública feita na Casa Branca. Os Estados Unidos passam assim a ser o único país do conselho permanente de segurança da ONU a não fazer parte do acordo, chamado 5+1 (EUA; França, Reino Unido, Rússia e China, mais a Alemanha).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.