[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não deve perder na economia e nos mercados esta semana

Os encontros do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional vão ser o grande destaque da semana, que também vai ficar marcada pelo Eurogrupo e novas negociações do Brexit. Em Portugal, o foco vai ser na entrega do Orçamento do Estado para 2018.
9 Outubro 2017, 07h20

Eurogrupo reúne-se, antes dos encontros do FMI e Banco Mundial

A semana vai ser cheia de reuniões de líderes mundiais, a começar pelo Eurogrupo dos ministros das Finanças da zona euro, na segunda-feira. Ao longo de toda a semana, vão acontecer os encontros anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em Washington. Os pontos altos serão a reunião dos ministros das Finanças do G20 e dos governadores dos bancos centrais, na quinta-feira, e o discurso de Christine Lagarde, na sexta-feira. Esta semana, começa ainda uma nova ronda de negociações do Brexit.

OE, inflação e outros dados económicos em destaque

Em Portugal, a espera é por sexta-feira, dia para que está marcada a entrega do Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República. Antes disso, há dados económicos que podem ajudar a perceber o rumo do final de trimestre para a economia nacional. Na terça-feira, é publicada, pelo Instituto Nacional de Estatísticas, a balança comercial nacional e, na quinta-feira, dados da inflação, ambos referentes a setembro.

Com liderança por decidir, os olhos vão estar postos na Fed

Depois de Donald Trump ter dito, na semana passada, que iria decidir quem será o novo líder da Reserva Federal em 2018, “em duas a três semanas”, a expetativa é grande. Um dos candidatos ao lugar, o atual governador Jerome H. Powell, vai discursar na quinta-feira sobre perspetivas para as economias emergias numa economia global em normalização, enquanto a presidente da Fed, Janet Yellen, fala domingo, sobre economia e política monetária. Dois dias de serem conhecidos os dados da inflação nos EUA em setembro, as minutas da última reunião de política monetária da Fed são divulgadas na quarta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.