[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

O evento que estará em destaque esta quinta-feira é a reunião do Conselho Europeu onde serão abordadas as relações entre a União Europeia e a Turquia e a situação na parte a leste do Mediterrâneo, bem como as consequências políticas do envenenamento de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin. O dia será marcado pela divulgação de estatísticas do INE sobre emprego
  • Copyright: European Union
1 Outubro 2020, 07h30

Quinta-feira, 1 de outubro

Evento em destaque: Início da reunião de dois dias do Conselho Europeu

Os líderes europeus estarão reunidos em Bruxelas até 2 de outubro e entre os assuntos a serem debatidos estão as relações entre a União Europeia e a Turquia e a situação na parte a leste do Mediterrâneo.

O Conselho Europeu vai ainda discutir as relações entre a União Europeia e a China, as tensões na Bielorrússia e o envenenamento de Alexei Navalny, opositor do Kremlin. A cimeira, inicialmente estava prevista para 24 e 25 de setembro, mas foi adiada uma vez que o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel esteve a cumprir quarentena.

O Mercado Único, a política industrial e a transição digital também serão pontos em agenda.

Outros eventos em foco:

INE apresenta estimativa rápida da taxa de inflação relativa a setembro.
Leitura final do PMI da manufatura da zona euro, relativo a setembro.
Divulgada taxa de desemprego na zona euro registada em agosto.
INE apresenta estimativa rápida da atividade turística relativa a agosto (prevista).
INE divulga estimativas mensais de emprego e desemprego relativas a agosto.

Na Assembleia da República o dia será ocupado.

Às 15h00 a ordem trabalhos do plenário começa com a aprovação do projeto de lei do PS da Carta de Direito Digitais, que consagra direitos digitais como a proteção contra a geolocalização abusiva.

Segue-se o projeto de resolução do PSD sobre medidas para os lares irregulares e depois um projeto de lei do Bloco de Esquerda para definir um teto máximo em relação às propinas que contrasta com o projeto de lei do PCP que visa a eliminação das propinas no Ensino Superior e a do PAN da Alteração do valor das propinas para cursos técnico-profissionais

Ainda haverá tempo para o projeto de lei do PCP sobre as regras e duração e montante do subsídio de Desemprego, bem como para o projeto de lei do PAN sobre garantias aos beneficiários do subsidio de desemprego e projeto de lei do Bloco de Esquerda para as condições de acesso ao subsidio de desemprego.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.