[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Esta segunda-feira ficará marcada pela tomada de posse de Mário Centeno como governador do Banco de Portugal. Nas empresas, arranca o aumento de capital da EDP, na semana em que a NOS, Impresa e Pharol apresentam resultados trimestrais. Destaque ainda para os dados sobre o endividamento da economia e o PMI industrial e de serviços na zona euro.
  • Cristina Bernardo
20 Julho 2020, 07h35

Segunda-feira, 20 de julho

Evento em destaque: Centeno assume funções como governador do BdP

Mário Centeno assume o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP) nesta segunda-feira, 20 de julho, depois da nomeação do ex-ministro das Finanças como o sucessor de Carlos Costa à frente do regulador ter sido aprovada na semana passada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República. O novo governador do BdP toma posse com uma sessão pública, às 11h30, no Salão Nobre do Ministério das Finanças, sucedendo a Carlos Costa que abandona o cargo depois de dez anos.

Depois de meses de especulação, a nomeação de Mário Centeno teve lugar após a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) ter aprovado relatório de audição de Mário Centeno, apesar dos votos contra do CDS, Bloco de Esquerda, PAN, Iniciativa Liberal e do deputado social-democrata Álvaro Almeida.

Outros eventos em foco:

  • INE: Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação
  • BdP: Balanças corrente e de capital
  • BdP: Posição de investimento internacional
  • EDP: Arranca o aumento de capital da EDP

Terça-feira, 21 de julho

Evento em destaque: Endividamento da economia

O BdP divulga os dados sobre o endividamento da economia no mês de maio. Em abril, o endividamento do setor não financeiro atingiu um novo máximo histórico de 736,3 mil milhões de euros abril, num aumento de 11,3 mil milhões de euros face a março. Apesar do maior peso do endividamento ser do setor privado, face ao mês anterior a maior subida do endividamento registou-se no Estado. Assim, em abril 330,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 405,9 mil milhões de euros ao setor privado.

Outros eventos em foco:

  • Anacom: Dados de 2019 sobre Serviços transfronteriços de entrega de encomendas

Quarta-feira, 22 de julho

Evento em destaque: IGCP quer angariar até 1.250 milhões de euros em dívida a dez e seis anos

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP realiza um leilão duplo de dívida a seis e dez anos com um montante indicativo global entre mil milhões e 1.250 milhões de euros. No último leilão comparável, a 10 de junho, o Tesouro emitiu 920 milhões de euros em dívida a dez anos com uma taxa de alocação de 0,595%, tendo a procura superado a oferta em 1,5 vezes. Já na emissão de dívida a seis anos, o Tesouro pagou uma taxa de 0,137% para emitir 585 milhões de euro. A procura superou a oferta em 2,08 vezes.

Outros eventos em foco:

  • Resultados da NOS do segundo trimestre
  • Assembleia da República: Debate Estado da Nação
  • Eurostat: Défices e dívidas trimestrais da União Europeia e zona euro

Quinta-feira, 23 de julho

Evento em destaque: Comissão Europeia mede o pulso à confiança dos consumidores

A Comissão Europeia publica os dados sobre a confiança dos consumidores na zona euro e na União Europeia. Em junho, o indicador do sentimento económico manteve a tendência em alta registada em maio na zona euro e na União Europeia (UE), segundo os dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia. Porém, manteve-se abaixo das médias de longo prazo registadas e ainda em território negativo.

Outros eventos em foco:

  • Resultados da Impresa do primeiro semestre

Sexta-feira, 24 de julho

Evento em destaque: É conhecido o PMI da zona euro

É conhecido o PMI industrial e de serviços da zona euro, o que numa altura de elevada incerteza, permite ter mais pistas sobre a ‘saúde’ da economia. Em maio, o PMI para a indústria e serviços subiram de 31,9 pontos em maio, para 47,5 em junho, acima da expectativa dos analistas.

Outros eventos em foco:

  • Resultados da Pharol do primeiro semestre
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.