[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Nos EUA o foco vai esta na eleição de dois lugares no Senado, na terça-feira, e nos dados do emprego de dezembro na sexta-feira. Por cá a renovação do estado do emergência, numa semana em que continuam os debates entre os candidatos nas presidenciais de dia 24.
4 Janeiro 2021, 07h30

Segunda-feira, 4 de janeiro

Evento em destaque: Reunião da OPEP+

A OPEP+, constituida pelos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados como a Rússia, reúne esta segunda-feira, em teleconferência, para decidir sobre o nível de produção a partir de 1 de fevereiro, numa tentativa de dar continuidade à estabilidade de preços marcou o final de 2020, um ano traumático no qual o preço do crude WTI chegou a negociar em terreno negativo pela primeira vez.

Em abril, a OPEP+ implementou o maior corte de produção na história, de 9,7 milhões de barris por dia, tendo depois reduzido esse valor para 7,7 milhões em agosto. Na reunião de início de janeiro a expectativa era de um novo alívio nos cortes, de dois milhões de barris diários a partir de o início deste ano, mas o grupo só chegou a acordo para aumentar a produção em meio milhão de barris até fevereiro e sinalizou que novos aumentos mensais poderão ser desse valor.  O grupo acordou ainda realizar reuniões frequentes ao longo do ano para monitorizar a adequação da produção petrolífera às cotações de mercado. A Rússia e os Emirados Arábes Unidos estão alegadamente a favor de reduzir os cortes, enquanto a Arábia Saudita quer mantê-los nos atuais níveis.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga inquéritos de conjutura às empresas e aos consumidores
  • INE divulga estimativa rápida da inflação em dezembro
  • Banco de Portugal divulga nota de informação estatística sobre dívida pública em novembro
  • Brasil divulga balança comercial de dezembro
  • Inflação de dezembro na Turquia
  • Presidente da República recebe partidos com assento parlamentar para audições sobre a renovação do estado de emergência
  • Debates presidenciais: Marcelo Rebelo de Sousa – João Ferreira (TVI, 21h00), Marisa Matias – Ana Gomes (SIC Notícias, 22h00), Vitorino Silva – André Ventura (RTP3, 22h45)

Terça-feira, 5 de janeiro

Evento em destaque: Georgia elege dois lugares para o Senado

Na eleições de 3 de novembro dois lugares no Senado ficaram por eleger no estado da Georgia, obrigando a uma special election esta terça-feira e que poderá influenciar a capacidade de a nova administração de Joe Biden passar legislação. A dupla corrida determinará a orientação futura do Congresso, já que uma vitória democrata em ambas as eleições virará a câmara alta, o Senado, para a bancada azul e deixa a porta aberta à aprovação da agenda de Biden.

As corridas opõem os republicanos incumbentes David Perdue e Kelly Loeffler aos democratas Jon Ossoff e Raphael Warnock, respetivamente. Em ambos os casos prevê-se uma eleição disputada, sendo que o Partido Democrata precisa de conquistar ambos os lugares se quer conseguir um empate de 50 senadores para cada lado, sendo que a vice-presidente, que preside à câmara, desempata a favor dos azuis.

Os dados recolhidos pela FiveThirtyEight, que faz uma média ponderada das sondagens disponíveis para cada eleição, o cenário de um Congresso totalmente democrata é possível, com Ossoff e Warnock a liderarem ambas as corridas, embora por margens muito apertadas.

Outros eventos em foco:

  • Banco de Portugal divulga indicador avançado: tva dos empréstimos a particulares (nov/20)
  • Banco de Portugal divulga nota de informação estatística sobre empréstimos e depósitos bancários
  • Alemanha: vendas a retalho em dezembro
  • Debates presidenciais: João Ferreira – Ana Gomes (RTP, 21h00), André Ventura – Tiago Mayan (SICN, 22h00), Vitorino Silva – Marisa Matias (RTP3, 22h45)

Quarta-feira, 6 de janeiro

Evento em destaque: Parlamento debate pedido de autorização da renovação do estado de emergência

Tendo ouvido os partidos com assento parlamentar na segunda-feira, o Presidente da República deverá assinar o decreto para renovar o estado de emergência, com a legislação a seguir para o parlamento o mais tardar na quarta-feira. A 17 de dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa decretou mais duas semanas de estado de emergência, até 7 de janeiro.

Foi o sétimo período de emergência e manteve a divisão dos municípios do país em quatro níveis de risco e três graus de restrições. O Governo subsequentemente aplicou regras específicas para o período do Natal e, com maior restrição, para a passagem de ano para tentar conter a segunda vaga de pandemia de Covid-19. Portugal contabiliza pelo menos 7.045 mortes associadas à Covid-19 em 423.870 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Outros eventos em foco:

  • Banco de Portugal divulga nota de informação estatística sobre taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos
  • Eurostat publica preços na produção industrial em novembro
  • Reserva Federal divulga minutas da reunião de dezembro
  • Debates presidenciais João Ferreira – Tiago Mayan (TVI24, 22h00), Marcelo Rebelo de Sousa – André Ventura (SIC, 21h00), Vitorino Silva – Ana Gomes (RTP3, 22h45)

Quinta-feira, 7 de janeiro

Evento em destaque: Eurostat divulga estimativa rápida para a inflação na zona euro em dezembro

A inflação na zona euro teima em não acelerar e a primeira estimativa para dezembro é que fique em terreno negativo em termos homólogos, com apenas uma ligeira subida para -0,2%, segundo o consenso dos analistas, de -0,3% em novembro.

Outros eventos em foco:

  • INE divulga estimativas mensais do emprego e desemprego em novembro
  • Vendas a retalho na zona euro em novembro
  • Comissão Europeia divulga confiança dos consumidores e clima económico na zona eur em dezembro
  • EUA: novos pedidos de subsídio de desemprego na semana que terminou a 2 de janeiro
  • Debates presidenciais: Ana Gomes – Tiago Mayan (TVI24, 22h00), Marisa Matias – André Ventura (SIC, 21h00), Vitorino Silva – Marcelo Rebelo de Sousa (RTP3, 22h45)

Sexta-feira, 8 de janeiro

Evento em destaque: EUA divulgam dados da criação de emprego nos setores não agrícolas em dezembro

É um dos principais indicadores da saúde da economia norte-americana e vai ser logo um dos primeiros a ser divulgado em 2021. Com a recuperação da economia a desacelerar, a criação de emprego também tem abrandado, com os 245 mil de novembro a representarem o número mais baixo em seis meses.

A tendência deverá ter continuado em dezembro. O consenso dos analistas é para a criação de 100 mil empregos, numa que economia conseguiu, até novembro, recuperar apenas 12,4 milhões dos 22,2 milhões de postos de trabalho perdido no início da pandemia, em março e abril.

Outros eventos em foco:

  • INE publica estatísticas do comércio internacional
  • Alemanha: balança de comércio internacional em novembro
  • Itália: taxa de desemprego em novembro
  • Zona euro: taxa de desemprego em novembro
  • Debates presidenciais: Ana Gomes – André Ventura (TVI, 20h50) Marisa Matias – João Ferreira (RTP, 21h00), Vitorino Silva – Tiago Mayan (RTP3, 22h45)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.