[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

O Fórum Económico Mundial que reúne líderes políticos e empresários mundiais em Davos marca a semana. Destaque ainda para a primeira reunião do ano do Banco Central Europeu.
  • Arnd Wiegmann/Reuters
21 Janeiro 2019, 07h40

Quanto cresceu a económica chinesa?

Com a segunda maior economia mundial a abrandar, os investidores estão atentos esta segunda-feira à publicação do Produto Interno Bruto (PIB) da China, do último trimestre de 2018. Segundo a Reuters, o crescimento deverá ter fixado-se em 6,4% , o mais fraco desde a crise, o que estaria em linha com os objetivos de decisores políticos de Pequim que propuseram reduzir as metas de crescimento para entre 6,0 e 6,5%.

Brexit: nova oportunidade para May 

A incerteza em torno do processo do saída do Reino Unido da União Europeia agudiza-se e alguns analistas antecipam que a data do ‘divórcio’, agendado para 29 de março, seja adiada. Os mercados estão especialmente atentos ao resultado do encontro entre a primeira-ministra britânica, Theresa May, e a Câmara dos Comuns, esta segunda-feira, onde serão discutidas possíveis alterações ao acordo negociado com a UE, depois da rejeição pelos deputados britânicos.

Davos: o encontro entre 25% do PIB mundial 

Esta terça-feira arranca o Fórum Económico Mundial, em Davos, que reúne líderes políticos e alguns dos mais poderosos empresários mundiais para discutir as grandes questões económicas e políticas internacionais. Ainda que este ano a ausência de alguns ‘pesos-pesados’ da cena internacional, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra, Theresa May, marque a fotografia, irão participar no encontro: o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, o fundador da Microsoft, Bill Gates, entre outros. A representar o governo português estarão o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

BCE: pistas sobre o rumo da política monetária? 

O Banco Central Europeu (BCE) reúne esta quinta-feira com os mercados expectantes sobre possíveis pistas sobre o rumo da política monetária da instituição presidida por Mario Draghi. O BCE explicou em dezembro que os reinvestimentos dos principais pagamentos de ativos adquiridos ao abrigo do Quantitative Easing vão ser feitos nas mesmas linhas gerais que conduziram esse programa de compras e que terminou no final de dezembro, mas sublinhou que vai manter um grau de flexibilidade para fazer eventuais adaptações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.