[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

O início da semana ficará marcado pelo discurso do presidente norte-americano sobre o Estado da Nação. Destaque ainda para a atualização das previsões económicas da Comissão Europeia, enquanto no plano nacional as atenções centram-se na divulgação das exportações e importações de dezembro.
  • Donald Trump
4 Fevereiro 2019, 07h25

Donald Trump discursa no Congresso

Adiado devido ao shutdown, o discurso do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o Estado da Nação tem lugar esta terça-feira. Perante os membros do Congresso em Washington, o líder norte-americano deverá falar sobre o seu programa para este ano e o futuro dos EUA, mas as atenções recaem no que dirá sobre a construção do muro na fronteira com o México. “Mesmo com Wall Street focada nos resultados da empresa, incluindo da Alphabet e General Motors, o discurso anual tem o potencial de mudar de mercado”, escreve a Reuters.

Banco de Inglaterra reúne com Brexit em pano de fundo

O banco central britânico reúne esta quinta-feira e apesar de não serem esperadas alterações nas taxas de juro, os investidores estarão mais uma vez atentos às palavras do governador, Mark Carney, que tem alertado para os efeitos negativos na economia de um hard Brexit. O desfecho da votação no Parlamento britânico, na semana passada, aumentou a incerteza entre os investidores de que o Reino Unido conseguirá chegar a 29 de março com um acordo de saída da União Europeia e ainda que um acordo de última hora seja possível, os mercados reduziram a probabilidade de um aumento da taxa de juros pelo Banco da Inglaterra em dezembro para cerca de 55%, contra 62% na semana passada, segundo a Reuters.

Comissão Europeia atualiza projeções económicas

A Comissão Europeia divulga esta quinta-feira a atualização das projeções económicas para os países da zona euro. No Autumn 2018 Economic Forecast, publicado em novembro, Bruxelas antecipava um abrandamento do crescimento da zona euro para 1,9% este ano e para 1,7% em 2020, depois da recuperação para 2,4% em 2017. No relatório de primavera, Bruxelas previa um crescimento para a zona euro de 2.3% em 2018 e 2% no próximo ano. Já sobre Portugal, a CE mostrava-se mais pessimista do que o Governo nas previsões de crescimento da economia portuguesa e estimava um abrandamento do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,8% em 2019, abaixo dos 2% das previsões de verão e dos 2,2% previstos pelo Governo.

Comércio Internacional em Portugal

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulga as estatísticas do comércio internacional de Portugal, relativas a dezembro do ano passado. Em novembro, as exportações de bens diminuíram 8,7%, em termos homólogos mensais, fixando-se em 4.759 milhões de euros, com um forte impacto da greve dos estivadores entre 5 de novembro e 14 de dezembro. O decréscimo das vendas ao exterior de automóveis para transportes de passageiros produzidos na Autoeuropa penalizou especialmente a economia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.