[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

OPEP e países liados reúnem para discutir extensão do corte na produção de petróleo no segundo semestre. No plano nacional, o Banco de Portugal divulga os dados relativos à dívida pública.
1 Julho 2019, 07h48

OPEP deverá continuar a manter cortes na produção de petróleo

A semana arranca com as atenções dos mercados centradas no setor petrolífero, expectastes se a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) irá manter o corte de produção de petróleo no segundo semestre do ano. A OPEP reúne esta segunda-feira, em Viena, e no dia seguinte, estende o encontro ao grupo de dez parceiros liderados pela Rússia. Em dezembro de 2018, estes países acordaram cortar a produção de petróleo em 1,2 milhões de barris por dia, com o objetivo de estabilizar o preço do crude.

BdP divulga dívida pública portuguesa no primeiro trimestre

O Banco de Portugal divulga esta segunda-feira os dados relativos à dívida pública portuguesa em percentagem do PIB, no primeiro trimestre do ano, e de maio. A dívida pública aumentou em termos nominais pelo quarto mês consecutivo em abril, renovando um novo máximo histórico ao atingir os 252,4 mil milhões de euros. Segundo dados divulgados pelo regulador bancário, a contribuir para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida.

Comissão Europeia avalia economia italiana

Com a abertura de um Procedimento por Défice Excessivo sobre Itália em cima da mesa, Bruxelas volta a discutir esta terça-feira a economia italiana, depois de ter pedido mais esclarecimentos ao governo. A Comissão Europeia quer avaliar de que forma é que Itália pretende diminuir o défice e a dívida pública, num impasse que tem marcado os últimos meses. Os ministros das finanças europeus também já afirmaram concordar a dívida pública italiana não respeita às regras europeias e que o país deve enfrentar penalizações por não cumprir as normas.

(Atualizado às 08h14)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.