[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulga o saldo das administrações públicas do segundo trimestre, em contabilidade nacional – aquela que conta para Bruxelas. No plano internacional, destaque para o mercado petrolífero, após o ataque a duas instalações petrolíferas da Saudi Aramco na semana passada.
23 Setembro 2019, 07h41

INE divulga saldo orçamental do primeiro semestre

Esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulga o saldo das administrações públicas do segundo trimestre, em contabilidade nacional – aquela que conta para Bruxelas. Nos primeiros três meses do ano, Portugal registou um excedente orçamental de 0,4% do PIB, com as Administrações Públicas a registarem saldo positivo de 178,5 milhões de euros até março, que compara com -0,1% registados em igual período do ano anterior. O organismo de estatística divulga ainda as contas nacionais trimestrais por setor institucional, que permitem medir investimento público e a poupança das famílias.

Rally no mercado petrolífero veio para ficar?

Na semana passada, o preço do petróleo disparou depois de duas instalações petrolíferas da Saudi Aramco, a companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita, terem sido atacadas pelos houthis, um grupo xiita do Iémen pró-Irão. No decorrer da semana, o preço corrigiu, mas voltou a semana a subir. Na sexta-feira, o Brent – referência para o mercado europeu – avançou 0,36% para 64,63 dólares, enquanto o West Texas Intermediate ganhou 0,38% para os 58,41 dólares. O ministro saudita já garantiu que 50% da produção cortada já foi restabelecida e que até ao final do mês a capacidade de produção irá aumentar para 11 milhões de euros. No entanto, fontes do setor familiarizadas com os estragos provocados pelos ataques disseram ao Financial Times que demorará meses até que a Saudi Aramco tenha capacidade para retomar a produção normalmente.

BdP divulga dados sobre reclamações no setor bancário

O Banco de Portugal publica esta quarta-feira a “sinopse de atividades de supervisão comportamental”, que descreve as atividades de supervisão dos mercados bancários de retalho desenvolvidas pelo regulador nos primeiro semestre deste ano. No ano passado, o Banco CTT foi a instituição mais ‘reclamada’ nos primeiros seis meses do ano, quer ao nível das contas de depósito, quer ao nível do crédito à habitação. Já no crédito ao consumo a líder foi a subsidiária da CGD, Caixa Leasing e Factoring. Entre as várias conclusões destacou-se que as reclamações (de clientes aos bancos) diminuíram nas contas de depósito, mas aumentaram no crédito aos consumidores e no crédito hipotecário.

INE divulga desemprego referente a agosto

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulga as estimativas mensais de emprego e desemprego, de agosto. O organismo de estatística confirma ainda os dados referentes a julho, cuja estimativa provisória foi de uma ligeira queda do desemprego para 6,5%, menos 0,1 ponto percentual do que no mês anterior. Para a população empregada, a estimativa provisória foi de 4.840,7 mil indivíduos, o que corresponde a um aumento de 0,2% (9,3 mil) em termos nominais e de 0,7% (33,3 mil) em termos homólogos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.