[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Esta semana arranca a época de resultados empresariais relativos ao terceiro trimestre nos EUA com o setor da banca a dar o pontapé de saída, que será ainda prolífica em dados económicos na zona euro. FMI e Banco Mundial têm reunião conjunta na qual Kristalina Georgieva vai rever em baixa as projeções económicas. No BCE, Christine Lagarde e nova Comissão Europeia serão nomeados pelo Conselho da UE.
14 Outubro 2019, 07h48

Época de resultados

Esta semana a época de resultados empresariais relativos ao terceiro trimestre nos EUA com o setor da banca a dar o pontapé de saída. Citigroup e JPMorgan apresentam resultados, o mesmo sucedendo com a dona do Wells Fargo Bank. Na quarta-feira, é a vez do Bank of America.

Noutras indústrias, a IBM, um dos pesos pesados do setor tecnológico apresenta resultados na quinta-feira, seguindo-se a Coca-Cola na sexta-feira.

Reunião do Conselho da União Europeia

Na quinta-feira, dia 17 de outubro, inicia-se a reunião de dois dias do Conselho da União Europeia em Bruxelas. Entre os pontos em agenda, o Conselho da União Europeia vai nomear os membros para a nova Comissão Europeia, que será liderada por Ursula von der Leyen, e nomear a nova presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, que deixa o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Conselho da União Europeia irá também desenvolver o plano estratégico para União Europeia até 2024.

Reuniões FMI e Banco Mundial

Os Conselhos dos Governadores FMI e do Banco Mundial terão uma reunião conjunta de entre os dias 14 e 20 de outubro, um evento que terá a participação dos líderes de bancos centrais, ministros das finanças, altos quadros de empresas e ainda representantes da sociedade civil para debaterem temas globais como o outlook económico mundial ou a erradicação da pobreza.

Na semana passada, no primeiro discurso enquanto diretora do FMI, Kristalina Georgieva revelou que o FMI vai rever em baixa as projecções para 2019 e 2020 no World Economic Outlook devido abrandamento económico a nível global.

Este ano, a reunião anual tem lugar em Washington DC, a capital dos EUA.

Dados económicos na zona euro

A semana será prolífica em dados económicos na zona euro numa altura em que as economias alemã e francesas começam a dar sinais de abrandamento. Na segunda-feira, serão divulgados os dados sobre a produção industrial dos países da zona euro, relativa a agosto. Na quarta-feira, será divulgada a leitura final da taxa de inflação da zona euro, relativa a setembro, e a balança de pagamentos, relativa a agosto.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.