[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa em Nova Iorque sobre a guerra comercial e o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, irá falar ao Congresso. Na Europa, será divulgado o PIB da Alemanha e do Reino Unido.
11 Novembro 2019, 07h30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa em Nova Iorque sobre a guerra comerciai e o presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, irá falar ao Congresso. Na Europa, será divulgado o PIB da Alemanha e do Reino Unido. E, na China, esta semana marca o regresso do ‘dia dos namorados’, ou a versão chinesa do black friday, o maior dia de consumo do mundo. Nas empresas, a Disney segue os passos da Apple e vai lançar o seu produto concorrente da Netflix.

‘Dia dos Solteiros’ na China

A semana começa com o ‘Dia dos Solteiros’ na China, que é uma versão chinesa da black friday daquele país. De acordo com a consultura McKinsey, os consumidores gastaram 45 mil milhões de dólares em 24 horas. A Alibaba, de Jack Ma, faturou 30 mil milhões.

De resto, a empresa que Jack Ma fundou vai aproveitar o dia para levantar 11 mil milhões de dólares em Hong Kong.

Trump discursa sobre a guerra comercial e Jerome Powell testemunha no Congresso

Donald Trump discusa na terça-feira no Economic Club of New York sobre a guerra comercial com a China e política económica norte-americana. O mercado espera alguns sinais de clareza sobre um potencial acordo comercial com a China.

Ainda nos EUA, o presidente da Fed vai responder às questões dos congressistas norte-americanos sobre o outlook económico na quarta-feira, no Comité Económico, e quinta-feira, no Comité do Orçamento. É esperado que Jerome Powell não se afaste muito da posição da Fed quando baixou as taxas de juro no mês passado, uma decisão que o banco central disse ser suficiente por enquanto.

Disney + em estreia no mercado

A Disney vai lançar no mercado o Disney +, o serviço de streaming para fazer concorrência à Apple Tv +, à Netflix e HBO. O Disney + estará disponível nos EUA, no Canadá e na Holanda, esperando-se que sejam disponibilizados dez novos filmes, além dos filmes Star Wars, da Pixar ou da Marvel.

Dados económicos na Europa

No ‘Velho Continente’ as atenções estarão centradas na divulgação do PIB do Reino Unido e da Alemanha.

Na segunda-feira, será divulgado o PIB do Reino Unido, com as estimativas a apontar para uma  expansão da economia de 0,4% no terceiro trimestre do ano, depois da contração de 0,2% registada no segundo trimestre do ano.

Na quinta-feira será divulgado o PIB da Alemanha e saber-se-á se o motor económico da zona euro entrou em recessão no terceiro trimestre. A atividade industrial alemã tem sido afetada e tem contribuído para o arrefecimento económico da zona euro, mas os dados mais recentes apontam para alguma melhoria na Alemanha, levantando dúvidas quanto à entrada em recessão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.