[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Semana recheada de acontecimentos, que arranca logo com a abertura dos mercados na China, depois de uma pausa prolongada de Ano Novo devido ao coronavírus. O destaque vai para Michel Barnier e Boris Johnson, que vão apresentar as respetivas diretivas para os onze meses de negociação para a União Europeia e o Reino Unido chegarem a acordo comercial. Nos Estados Unidos, Trump discursa no Estado da União.
  • União Europeia
3 Fevereiro 2020, 07h35

Indicadores económicos da zona euro

Serão divulgados diversos indicadores económicos da zona euro, como a leitura final do PMI manufatureiro (segunda-feira) e dos serviços (quarta-feira) e vendas a retalho (terça-feira), relativas a dezembro de 2019.

União Europeia e Reino Unido divulgam ‘tom’ para as negociações

Esta segunda-feira marca a antecâmara das negociações para um acordo comercial entre o Reino Unido e a União Europeia, que deverão durar onze meses. Foi na passada sexta-feira, dia 31, que o Reino de Sua Majestade. oficializou o divórcio com o bloco regional europeu, 47 anos depois da adesão.

Michel Barnier, negociador-chefe da Comissão Europeia, em conferência de imprensa marcada para hoje, vai anunciar as diretivas para a negociação com o Reino Unido, liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson.

Por seu turno, é esperado que o primeiro-ministro britânico ofereça a visão que tem para o futuro das relações entre o Reino Unido e a UE num discurso.

Resultados empresariais

Por cá, o BPI, liderado por Pablo Forero, apresenta resultados anuais de 2019, depois de se saber que contribuiu com 332 milhões de euros para o CaixaBank. Entre os maiores bancos a atuar em Portugal, faltará o Millennium bcp apresentar resultados, depois de a Caixa Geral de Depósitos e do Santander Totta terem registado, respectivamente, lucros de  776 milhões de euros e 519 milhões de euros.

Nos Estados Unidos, a Alphabet. dona da Google, apresenta resultados logo no primeiro dia da semana e será o último membro do acrónimo FAANG a fazê-lo. No dia seguinte, será a vez da Walt Disney anunciar resultados, naquela que será a primeira apresentação depois de ter lançado o serviço de streaming Disney + para concorrer com a Netflix, HBO ou Apple TV Plus.

Estado da União e Emprego nos Estados Unidos

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, discursa na Câmara dos Representantes no Estado da União, onde deverá abordar a resiliência da economia norte-americana, num discurso que poderá marcar o pontapé-de-saída não oficial para a campanha das eleições presidenciais, em novembro deste ano.

É a primeira vez que Donald Trump vai falar na Câmara ‘baixa’ depois de a speaker, a democrata Nancy Pelosy, ter iniciado o processo de impeachment contra o presidente em dezembro do ano passado.

Além diss, na sexta-feira é divulgada a criação de emprego nos Estados Unidos em janeiro, com os analistas a perspectivarem que a maior economia do mundo tenha criado 165 mil postos de trabalho no primeiro mês do ano.

Em dezembro, a economia norte-americana criou 145 mil postos de trabalho

A força do mercado de trabalho e a robustez da economia norte-americana foram razões suficientes para a Reserva Federal norte-americana ter mantido as taxas de juro inalteradas na semana passada.

Institute of Supply Management divulga o PMI manufatureiro relativo a janeiro, com o mercado a antecipar uma contração do índice. Em sentido contrário, o PMI não-manufatureiro deverá subir em relação a dezembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.