[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quarta-feira

INE irá divulgar o défice do primeiro semestre do ano. A COF debate e vota as regras sobre as nomeações para o Banco de Portugal e um requerimento dos socialistas sobre a auditoria da Deloitte ao Novo Banco. Lá fora, os investidores estão atentos aos PMI e às declarações do presidente da Fed.
23 Setembro 2020, 07h30

O principal evento macroeconómico desta quarta-feira é a publicação do défice nacional do primeiro semestre do ano, por parte do Instituto Nacional de Estatística, às 11h00.

O INE irá divulgar as contas nacionais por setor institucional, referentes aos primeiros meses do ano, que estão associadas ao Procedimento dos Défices Excessivos – um procedimento através do qual a Comissão Europeia o Conselho Europeu monitorizam as finanças públicas do país. A UTAO estima que Portugal tenha registado um défice de 5,8% do Produto interno bruno (PIB) entre janeiro e junho, na ótica que conta para Bruxelas.

A nível político, destaque para o facto de a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) ir debater e votar, entre outros temas, as regras sobre as nomeações para o Banco de Portugal, um requerimento do Bloco de Esquerda para a divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco e um requerimento do PS para que seja pedido ao banco liderado por António Ramalho e ao supervisor a disponibilização – a título confidencial – da carta do BCE relativa à análise e resposta à auditoria realizada pela consultora Deloitte.

No plenário haverá um debate sobre a “Visão estratégica para o plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030”, o documento elaborado por António Costa e Silva que esteve em consulta pública recentemente.

Outros eventos em foco:

  • Portugal – Início da região 6 do processo de migração do TDT, que começa pela alteração do emissor de Viseu Sul
  • Espanha – Publicação do PIB do segundo trimestre – 8h00
  • Alemanha – Publicação do PMI (índice de gestores de compras) da indústria em setembro – 8h30
  • Reino Unido – Publicação do PMI dos serviços e da indústria – 9h30
  • Japão – Declaração de política monetária do banco central japonês – 12h50
  • Estados Unidos – O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, intervirá na Comissão Económica Conjunta, em Washington D.C. – 15h00
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.