Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quinta-feira

Esta quinta-feira, o Eurostat divulga os números das vendas a retalho na zona euro durante o mês de outubro, e será também o segundo de três dias da cimeira tecnológica Web Summit.

Flickr

O evento macroeconómico em destaque desta quinta-feira, dia 3 de dezembro é a divulgação dos números referentes às vendas a retalho na zona euro respeitantes ao mês de outubro pelo Eurostat.

Em Portugal é apresentado oficialmente o plano de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde estima que as vacinas estejam disponíveis nos primeiros dias do novo ano e, apesar dos detalhes só serem conhecidos esta quinta-feira, Marta Temido adiantou que “as vacinas serão administradas no SNS, serão gratuitas e facultativas”.

Esta quinta-feira também ficará marcada pelo segunda dia Web Sumitt, este ano realizada em formato totalmente online, onde vão discursar várias personalidades do panorama nacional e internacional como Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Xiang Wang, presidente da Xiaomi, Yuriko Koike, governadora da cidade de Tóquio, ou até o treinador português do Tottenham FC, José Mourinho.

Outros eventos em foco:

  • IHS Markit divulga índices PMI da zona euro de novembro
  • Brasil: PIB do terceiro trimestre
  • EUA: Novos pedidos de subsidio de desemprego na seman que terminou a 28 de novembro

Recomendadas

Académicos minimizam papel da economia na decisão sobre fecho das escolas

“Eu preferia não dar ‘munições’ económicas para esse debate”, disse o professor da Universidade Católica de Lisboa João Borges de Assunção à Lusa, considerando que “o problema do encerramento das escolas é o problema na consequência da educação das crianças e dos jovens”.

Sindicatos da TAP foram avisados de que BE ia propor auditoria à gestão de Neeleman

A auditoria proposta pelo Bloco de Esquerda não será viabilizada no Parlamento. O projeto de resolução entregue pelo BE a recomendar ao Governo uma auditoria à gestão privada da TAP, não chegará a qualquer conclusão no sentido de saber quais são as efetivas responsabilidades do empresário David Neeleman na gestão da TAP e na situação financeira em que a companhia aérea se encontra.

Sines regista aumento de 13% na carga de contentores em 2020

2020 foi o “terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores” em Sines, diz a administração portuária local, esclarecendo que “na carga contentorizada importa destacar o aumento do volume relacionado com o hinterland, que representa já mais de 442 mil TEU”.
Comentários