[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Depois da estimativa do início do mês que apontou para valores para a inflação na zona euro não vistos no último ano, o gabinete de estatística da União Europeia divulga esta terça-feira os valores consolidados para o índice harmonizado de preços no consumidor de janeiro.
23 Fevereiro 2021, 07h00

O evento em destaque esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, é a divulgação dos dados da inflação de janeiro pelo Eurostat.

Depois da estimativa do início do mês que apontou para valores para a inflação na zona euro não vistos no último ano, o gabinete de estatística da União Europeia divulga esta terça-feira os valores consolidados para o índice harmonizado de preços no consumidor de janeiro, o indicador que quantifica a inflação numa determinada economia.

O Banco Central Europeu (BCE) procura assim a confirmação de um resultado animador para o bloco europeu, que tem visto taxas de inflação anémicas que ficam muito aquém dos objetivos de 2%. Os valores estimados pelo Eurostat a 3 de fevereiro mostravam uma subida nos preços na zona euro muito a reboque das economias alemã e holandesa, que registaram variações anuais de 1,6% e 1,7%, respetivamente.

Outros eventos em foco

  • Audição do presidente da Comissão Executiva da TAP, Ramiro Sequeiro, Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação
  • Audição do presidente do conselho de administração da TAP, Miguel Frasquilho
  • Audição do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas do Parlamento
  • Audição regimental do ministro da Defesa Nacional na Comissão de Defesa Nacional
  • Reino Unido: Taxa de desemprego em novembro/dezembro
  • EUA: índice de confiança dos consumidores da Consumer Board
  • EUA: Audição semestral do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, no Comité Bancário do Senado
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.