Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Depois da estimativa do início do mês que apontou para valores para a inflação na zona euro não vistos no último ano, o gabinete de estatística da União Europeia divulga esta terça-feira os valores consolidados para o índice harmonizado de preços no consumidor de janeiro.

O evento em destaque esta terça-feira, dia 23 de fevereiro, é a divulgação dos dados da inflação de janeiro pelo Eurostat.

Depois da estimativa do início do mês que apontou para valores para a inflação na zona euro não vistos no último ano, o gabinete de estatística da União Europeia divulga esta terça-feira os valores consolidados para o índice harmonizado de preços no consumidor de janeiro, o indicador que quantifica a inflação numa determinada economia.

O Banco Central Europeu (BCE) procura assim a confirmação de um resultado animador para o bloco europeu, que tem visto taxas de inflação anémicas que ficam muito aquém dos objetivos de 2%. Os valores estimados pelo Eurostat a 3 de fevereiro mostravam uma subida nos preços na zona euro muito a reboque das economias alemã e holandesa, que registaram variações anuais de 1,6% e 1,7%, respetivamente.

Outros eventos em foco

  • Audição do presidente da Comissão Executiva da TAP, Ramiro Sequeiro, Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação
  • Audição do presidente do conselho de administração da TAP, Miguel Frasquilho
  • Audição do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas do Parlamento
  • Audição regimental do ministro da Defesa Nacional na Comissão de Defesa Nacional
  • Reino Unido: Taxa de desemprego em novembro/dezembro
  • EUA: índice de confiança dos consumidores da Consumer Board
  • EUA: Audição semestral do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, no Comité Bancário do Senado

Recomendadas

Quase 4.400 entidades integram a lista de candidatas à consignação do IRS

Entre misericórdias, fundações, casas do povo, teatros, centros sociais e paroquiais, igrejas, bombeiros e variadas associações um total de 4.399 entidades integra a lista de candidatos à fatia de imposto que os contribuintes lhes podem consignar quando fazem a entrega da sua declaração anual do imposto.

EUA: Fortes números do emprego em fevereiro deixam antever aceleração da recuperação laboral nos próximos meses

O crescimento do emprego norte-americano, bem acima das expectativas do mercado, e as projeções para as contas nacionais trimestrais da economia mais afetada pela Covid-19 deixam adivinhar uma recuperação mais rápida e vigorosa a partir de agora, dada a evolução da pandemia no território.

Sector da construção em contraciclo aumenta investimento e VAB em 2020, dizem Associações

“O investimento em construção evidenciou-se com um crescimento de 4,8%, num ano em que o investimento total registou uma variação de -4,9%, em termos homólogos. Os dados são das associações do sector.
Comentários