[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Nota de destaque para a divulgação da taxa de desemprego na zona euro registada em julho. A auditoria da Deloitte ao Novo Banco revela perdas de mais de quatro mil milhões de euros. Governo vai enviar documento para a Procuradoria-Geral da República (PGR).
1 Setembro 2020, 07h55

O Ministério das Finanças comunicou na madrugada desta terça-feira que já recebeu a auditoria que a Deloitte fez aos actos de gestão do BES e do Novo Banco, entre 2000 a 2018.

O prazo para a entrega do documento acabou esta segunda-feira, dia 31 de agosto, mas já depois da meia-noite, nenhuma fonte oficial do Executivo tinha comunicado a receção da auditoria.

O relatório da auditoria analisa 283 operações realizadas pelo Novo Banco que geraram perdas de quatro mil milhões de euros, ainda que estas tenham “fundamentalmente” decorrido da exposição a ativos que tiveram origem no BES, banco no qual foram detetadas “deficiências graves de controlo interno no período de atividade até 2014”.

O documento, há muito esperado, foi pedido pelo Governo em 2018, quando Mário Centeno ainda era ministro das Finanças, depois de o Novo Banco ter anunciado que ia pedir uma injeção de capital de 1.149 milhões de euros por conta das perdas contabilizadas com ativos que estão ao abrigo do mecanismo de capital contigente.

Noutros assuntos, destaque para a divulgação da taxa de desemprego na zona euro registada em julho, já após o alívio das medidas de confinamento. O mercado antecipa que o desemprego na zona euro tenha subido para 8%, depois de ter ficado nos 7,8% em junho, mês em que havia 12,685 milhões de desempregados nos países da moeda única, e 7,7% em maio.

Em Portugal, segundo os dados divulgados pelo INE no início de agosto, o desemprego desceu para os 5,6% no segundo trimestre do ano. Esta descida correspondeu a menos 69,7 mil desempregados em relação ao trimestre anterior e menos 50,1 mil do que no mesmo período de 2019. O número total de desempregados no país era, no início do mês, de 278,4 mil pessoas.

Vão ainda ser divulgados diversos indicadores económicos que vão dar uma fotografia mais nítida sobre o impacto da Covid-19 na economia europeia.  O Eurostat divulga a primeira estimativa da taxa de inflação da zona euro em agosto e o Banco de Portugal anuncia a dívida pública registada em julho. Serão ainda divulgadas as leituras finais do PMI da manufatura da zona euro, Alemanha e França, relativas a agosto.

https://jornaleconomico.pt/noticias/deloitte-ja-entregou-auditoria-do-novo-banco-ao-governo-631302

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.