[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

O grande destaque do dia vai para a aquisição de imóveis em Portugal no ano de 2019 por parte de cidadãos não residentes. Ainda no setor habitacional, o INE divulga o Índice de Preços da Habitação, relativos ao segundo trimestre.
22 Setembro 2020, 07h55

Esta terça-feira fica marcada pela divulgação do Instituto Nacional de Estatística (INE) dos dados relativos à aquisição de imóveis em Portugal por cidadãos não residentes, em 2019.

De acordo com os dados do organismo de estatística, em 2018, 8,2% dos imóveis transacionados no país foram vendidos a não residentes, o que correspondeu a 13% do valor total transacionado. “O crescimento expressivo em 2018 das vendas de imóveis a não residentes, 14,5% em número e 22,2% em valor, foi contudo menor que o observado em 2017”, explicou na altura o INE.

Também em 2018 o valor médio dos prédios vendidos a não residentes fixou-se nos 171.178 euros, mais 58% do que o valor médio das transações globais (108.016euros). Ainda no setor habitacional, o INE divulga o Índice de Preços da Habitação, relativos ao segundo trimestre.

Durante o dia de hoje o primeiro-ministro, António Costa, irá reunir com o Conselho Económico e Social sobre o Plano de Recuperação e Resiliência.

Lá por fora destaque para o discurso de Andrew Bailey, governador do Banco de Inglaterra. Nos Estados Unidos, Jerome Powell, presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana, deve testemunhar perante a Comissão Económica Conjunta, em Washington.

Este testemunho vai ser dividido em duas partes: a primeira será composta por uma declaração preparada, e em seguida, a comissão vai conduzir uma sessão de perguntas e respostas. O mercado poderá apresentar uma grande volatilidade durante a parte das perguntas e respostas do testemunho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.