[weglot_switcher]

Torneio de Wimbledon cancelado pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial

Depois de várias reuniões realizadas esta semana o All England Lawn Tennis Club (AELTC) anunciou que era impossível que um dos quatro torneios que fazem parte do Grand Slam, marcado de 29 de junho a 12 de julho fosse realizado devido à pandemia da Covid-19.
1 Abril 2020, 20h11

A edição de 2020 do torneio de ténis de Wimbledon foi oficialmente cancelado esta quarta-feira, 1 de abril, devido ao surto do coronavírus. Um cenário que acontece pela primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial. De resto, esta decisão abrange todos os torneios que iriam jogar-se em campos de relva, informa a agência “Reuters”.

Depois de várias reuniões realizadas esta semana o All England Lawn Tennis Club (AELTC) anunciou que era impossível que um dos quatro torneios que fazem parte do Grand Slam, marcado de 29 de junho a 12 de julho fosse realizado devido à pandemia da Covid-19.

“É com grande pesar que a direção decidiu hoje que o torneio de Wimbledon de 2020 será cancelado devido aos problemas de saúde pública relacionados com a epidemia do coronavírus. O 134º torneio de Wimbledon será realizado de 28 de junho a 11 de julho de 2021″, revelou a AELTC em comunicado.”

O agravamento da pandemia na Europa e nos EUA, levou o ATP Tour, a WTA Tour e a Federação Internacional de Ténis a prolongar a suspensão do ténis profissional até 13 de julho.

Contudo, a polémica está desde já instalada, devido ao torneio de Roland Garros, em França, que originalmente seria realizado de 24 de maio a 7 de junho, mas foi adiado e reagendado pela federação de ténis francesa de 20 de setembro a 4 outubro.

O problema é que estas datas são muito próximas daquele que por norma, é o último torneio do Grand Slam, o Open dos Estados Unidos, programado para de 31 de agosto a 14 de setembro. A organização do torneio norte-americano já fez saber que mantém a intenção de que a prova seja jogada nas datas marcadas.

O cancelamento do torneio de Wimbledon já levou à reação de atuais e antigos tenistas. Roger Federer, cujo recorde de 20 títulos de Grand Slam inclui oito troféus de Wimbledon, ficou “arrasado”. “Não há palavras para aquilo que estou a sentir” afirmou em comunicado.

A ex-campeã de Wimbledon, a francesa Amelie Mauresmo, vai mais longe e acredita que também o torneio de Roland Garros e o Open dos Estados Unidos serão cancelados. “Acho que teremos de traçar uma linha final na temporada de ténis de 2020”, escreveu na sua conta da rede social Twitter.

A AELTC decidiu que cancelar o torneio seria a decisão mais sensata a ser tomada, até porque reduzir o formato do torneio, ou jogar sem público nas bancadas também não seria do agrado dos jogadores. Quem já tinha adquirido bilhetes para a edição deste ano terá a possibilidade de comprar bilhetes para o mesmo dia do torneio de 2021, além de receberem um reembolso pelo evento deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.