[weglot_switcher]

Trabalhadores do Metro de Lisboa recusam aumentos propostos pela empresa

A proposta de aumento de 0,3% apresentada pela empresa está em linha com o aumento aprovado pelo Governo para os trabalhadores da Administração Pública relativamente a 2020.
  • Lusa
21 Outubro 2020, 15h16

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa recusaram os aumentos salariais de 0,3% relativos a 2020 propostos pela empresa, mas estão disponíveis “para encerrar” este processo negocial, a pensar já nas negociações para 2021, disse à Lusa fonte sindical.

Num plenário realizado esta quarta-feira, os trabalhadores avaliaram uma contraproposta da empresa relativamente às negociações do acordo coletivo de trabalho para este ano, que têm sido sucessivamente adiadas devido à pandemia.

Aos trabalhadores foi apresentada a proposta de um aumento de 0,3% na tabela salarial e da prorrogação da vigência por mais um ano (até 2024) do Acordo de Empresa.

“A decisão unânime dos trabalhadores foi aceitarmos efetivamente o acordo relativamente à prorrogação do ano de vigência, situação que valorizamos, mas consideramos manifestamente insuficiente o aumento salarial de 0,3% para 2020”, disse à Lusa Anabela Carvalheira, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), afeto à Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

No entanto, de acordo com a representante, apesar da recusa formal dos aumentos de 0,3%, os trabalhadores estão disponíveis “para encerrar este processo negocial, desde que o Conselho de Administração aplique os 0,3% por atos de gestão”, de forma a iniciarem “uma proposta reivindicativa para 2021”.

“A partir daqui, cumprindo os prazos do acordo coletivo de trabalho, entregar uma nova proposta reivindicativa a partir do fim deste mês, que será depois negociada para [valer] a partir de janeiro de 2021”, afirmou, sublinhando que este ano não houve negociação salarial, sucessivamente adiada devido à pandemia.

A proposta de aumento de 0,3% apresentada pela empresa está em linha com o aumento aprovado pelo Governo para os trabalhadores da Administração Pública relativamente a 2020.

Contudo, estes valores foram considerados insuficientes pelos trabalhadores, tendo em conta que “os trabalhadores do Metropolitano são também o garante da mobilidade de transporte na cidade de Lisboa e do desenvolvimento da economia, bem como têm sido os trabalhadores que têm estado sempre na linha da frente nesta altura pandémica, garantindo sempre um transporte público com a melhor qualidade possível”, acrescentou Carvalheira.

Quanto à prorrogação da vigência do Acordo de Empresa, esta era também uma reivindicação dos sindicatos, mas em plenário realizado em 9 de outubro os trabalhadores aprovaram um prolongamento de dois anos, com o objetivo de estabilizar as relações laborais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.