[weglot_switcher]

Trabalhadores em lay-off aumentaram 135% em setembro

Os trabalhadores no sistema de lay-off tradicional subiram 135% face a agosto, um mês em que o valor tinha sido reduzido.
27 Outubro 2021, 09h24

O número de trabalhadores em lay-off tradicional voltou a subir em setembro, quando muitas empresas retomaram a sua atividade regular e os empregados regressaram aos postos de trabalho. O “Jornal de Negócios” nota que o Governo atribuiu a subida dos registos refletem a situação de agosto, embora não explique a razão dos níveis estarem historicamente elevados.

Os trabalhadores no sistema de lay-off tradicional subiram 135% face a agosto, um mês em que o valor tinha sido reduzido. Também em relação a setembro de 2020, o número de trabalhadores em lay-off subiu 43%. Assim, no mês passado verificavam-se 11,2 mil trabalhadores abrangidos pelo sistema de lay-off do Código de Trabalho, sendo este o segundo maior valor desde o início da série.

De acordo com o “Negócios”, os dados mostram que o números de trabalhadores abrangidos pelo sistema subiu numa altura em que o número de empregados desceu, sugerindo que as empresas que recorrem ao lay-off são de maior dimensão ou que estão a envolver mais trabalhadores neste registo. Por outro lado, os dados mostram ainda que a grande subida aconteceu sobretudo à mobilidade de redução de horário, disponível através do ‘apoio à retoma’ das empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.