[weglot_switcher]

Transtejo vai investir 90 milhões de euros na compra de barcos

O primeiro ministro António Costa presidiu hoje à cerimónia de lançamento do concurso público para a aquisição e manutenção de 10 novos barcos para a transportadora fluvial do Tejo.
15 Fevereiro 2019, 18h14

A Transtejo deverá investir cerca de 90 milhões de euros na renovação de frota, com a compra de novos barcos para as travessias fluviais no Tejo, entre Lisboa e a margem sul.

O primeiro ministro António Costa presidiu hoje à cerimónia de lançamento oficial do concurso público internacional para renovação da frota da Transtejo, que visa a celebração de contratos de construção e manutenção de 10 novas embarcações para transporte fluvial de passageiros.

A cerimónia de lançamento teve lugar no terminal fluvial do Cais do Sodré e contou com a intervenção do primeiro ministro, António Costa; do ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes; e da presidente do conselho de administração da Transtejo, Marina Ferreira.

“Este concurso público internacional materializa as orientações constantes da Resolução do Conselho de Ministros n.º 11/2019, que aprovou a compra de 10 novas embarcações e mandatou a Transtejo S.A. para assumir os encargos plurianuais e realizar a despesa necessária à concretização do Plano de Renovação da Frota”, destaca um comunicado da empresa.

O mesmo documento acrescenta que “o Plano de Renovação da Frota da Transtejo é uma decisão de grande alcance estratégico para toda a área metropolitana de Lisboa, devendo ter impactos positivos em diversas áreas, setores e atividades da população abrangida, cerca de três milhões de habitantes”.

“As novas embarcações da Transtejo vão permitir importantes melhorias nos padrões de conforto e segurança oferecidos aos passageiros, captando novos utilizadores para o transporte fluvial e dando ainda maior relevância ao papel da via fluvial na estratégia de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa”, conclui o referido comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.