[weglot_switcher]

Três mil portugueses já foram repatriados. Os restantes mil chegam nos “próximos dias”

O Governo anunciou que a operação de repatriamento de quatro mil portugueses espalhados por todo o mundo, que ficaram retidos devido à pandemia da Covid-19, vai ser concluída nos próximos dias. Desde o início do Estado de Emergência já foram detidos 108 cidadãos.
  • Cristina Bernardo
3 Abril 2020, 16h21

Quatro mil portugueses pediram ajuda ao Estado português para regressar a Portugal perante a evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a nível global.

“Houve mais de 4 mil portugueses que indicaram pretender ter apoio do Estado no seu regresso a Portugal de locais por vezes particularmente longínquos, um pouco por todo o mundo. Cerca de 75% desses repatriamentos já estão concretizados” , começou por dizer o ministro da Administração Interna.

“Estão se a realizar diligencias nuns casos estritamente nacionais, noutros casos utilizando o mecanismo europeu de proteção civil, e noutros casos em articulação com outros países europeus que permitirão o regresso nos próximos dias destes cerca de mil cidadãos”, anunciou Eduardo Cabrita.

Um total de 108 portugueses foram detidos pelas forças de segurança desde o início do Estado de Emergência. Deste total, 29 dizem respeito a “violações das obrigações de confinamento, que são particularmente graves. Ao violar esta regras, esta a por em causa a saúde e a segurança de todos aqueles com quem convive”, segundo o ministro.

Outras 1o detenções dizem respeito a tentativas de violação da cerca sanitária de Ovar, com destaque também para violações de obrigações de encerramento de estabelecimentos comerciais.

Já nas fronteiras, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procedeu a 1.126 recusas de passagem de fronteira, de um total de 132 mil controlados.

“A fronteira mais movimentada foi a de Valença [Minho], onde se registaram o controlo de 61 mil pessoas”, anunciou Eduardo Cabrita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.