[weglot_switcher]

Trinta mortos e recolher obrigatório em Houston

O número de mortos devido à passagem da tempestade Harvey pelos Estados Unidos subiu para pelo menos 18, com três novas vítimas confirmadas em Houston, no estado do Texas.
30 Agosto 2017, 07h55

O autarca de Houston anunciou ontem à noite um recolher obrigatório na cidade a partir das 22 horas de terça-feira (4 da manhã de quarta-feira em Portugal). “Imponho um recolher obrigatório entre as 22 horas e as 5 horas para impedir ataques aos bens nas casas evacuadas nos limites da cidade”, afimou Sylvester Turner, em declarações citadas pela CBS News.

A decisão do mayor norte-americado surge pouco tempo depois de a polícia ter dado conta de vários casos de pilhagem de casas evacuadas. Ainda ontem o Instituto de Ciências Forenses do condado de Harris actualizou esta terça-feira à noite o número de mortes relacionadas com a tempestade, incluindo duas mulheres – de 89 e 76 anos – e um homem de 45 anos.

Os familiares e autoridades locais reportaram pelo menos 30 mortos, apesar de os corpos de algumas vítimas terem aparentemente sido arrastados pelas águas e ainda não terem sido encontrados. Segundo as agências federais e locais mais de 13 mil pessoas foram resgatadas em Houston ou em áreas adjacentes.

 

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, vai regressar no sábado ao estado do Texas, onde esteve ontem, para visitar a zona mais afetada pelas inundações provocadas pelo Harvey, informou a Casa Branca. “Iremos a uma zona diferente do estado para ter oportunidade de ver as áreas que não conseguimos ver”, explicou a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders aos jornalistas.

O governante esteve na terça-feira em Corpus Christi, cidade com 320 mil habitantes onde o ciclone Harvey tocou terra na sexta-feira, mas que não foi tão afetada pelas chuvas como Houston, que sofre inundações sem precedentes na história dos Estados Unidos. Além disso, esteve em Austin, a capital do Texas, onde se reuniu com as autoridades estatais e serviços de emergência.

[Notícia atualizada às 11h com um novo balanço do número de mortos]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.