[weglot_switcher]

Trocas comerciais entre Portugal e China crescem 10,6% em maio

As trocas comerciais entre janeiro e maio entre Lisboa e Pequim ascenderam a 2,4 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), menos 7,9% se comparado com o período homólogo do ano anterior.
  • Cristina Bernardo
14 Julho 2020, 08h40

As trocas comerciais entre Lisboa e Pequim aumentaram 10,6% em maio, em relação ao mês anterior, com Portugal a registar um crescimento nas importações e um decréscimo nas exportações para a China, foi hoje divulgado.

O valor total das trocas comerciais atingiu os 578 milhões de dólares (510 milhões de euros). Destes, 426 milhões de dólares (376 milhões de euros) dizem respeito a importações (+26,3%) e 151 milhões de dólares (133 milhões de euros) a exportações (-18,1%), de acordo com dados oficiais publicados no portal do Fórum Macau, com base nas estatísticas dos Serviços de Alfândega chineses.

As trocas comerciais entre janeiro e maio entre Lisboa e Pequim ascenderam a 2,4 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), menos 7,9% se comparado com o período homólogo do ano anterior.

Nestes cinco meses do ano, Portugal importou menos 9,2% de produtos chineses e exportou para a China menos 5,5%, em relação ao mesmo período de 2019.

No total, de janeiro a maio, os países lusófonos exportaram bens no valor de 37 mil milhões de dólares (32,6 mil milhões de euros) para a China, em comparação ao ano passado.

Um montante que representa mais do dobro daquele registado com a importação de produtos chineses.

A China estabeleceu a região administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum de Macau.

Este Fórum tem um secretariado permanente, reúne-se a nível ministerial a cada três anos e integra, além da secretária-geral, Xu Yingzhen, e de três secretários-gerais adjuntos, oito delegados dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.