[weglot_switcher]

Trump alimenta teoria de que Kamala Harris, ‘vice’ de Joe Biden, não nasceu nos EUA

Um artigo de opinião publicado na revista norte-americana “Newsweek” questiona se os país de Kamala Harris, a mulher de 55 anos que o candidato democrata à Casa Branca escolheu para desafiar Trump nas urnas, residiam legalmente nos EUA. O artigo circulou nos meios conservadores e fez nascer o boato de que Harris não terá nascido nos EUA.
  • Donald Trump
14 Agosto 2020, 16h50

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem-se esforçado para desacreditar Kamala Harris, candidata a vice-presidente dos EUA, escolhida pelo candidato presidencial do Partido Democrata Joe Biden. Trump chegou mesmo a considerá-la “maluca” e, mais recentemente, com base num boato, questionou o direito de Harris de ocupar a vice-presidência, sugerindo que ela pode não ter nascido em território norte-americano.

De acordo com o “El Economista”, que cita a agência “Europa Press”, Trump afirmou em declarações a jornalistas que “ouviu” que Harris “não cumpre os requisitos” para se tornar vice-presidente dos EUA. Mas a que requisitos se referia o atual presidente dos EUA? Em causa estará a cláusula de cidadania presente na 14.ª emenda da constituição norte-americana, que define quem tem direito a ter cidadania norte-americana.

Ora, ao questionar a elegibilidade de Harris, Trump acabou por dar azo à teoria que Kamala Harris não nasceu em solo norte-americano. Esta é uma teoria que ganhou forçou nos últimos dois dias, depois da publicação de um artigo de opinião do professor universitário e advogado John Eastman, na revista norte-americana “Newsweek”. Nele, Eastman questiona se os pais de Kamala Harris, de origem jamaicana e indiana, residiam legalmente em Oakland, Estado da Califórnia, quando a senadora nasceu em 1964.

O artigo, que segundo o jornal espanhol circulou nos meio conservadores e fez nascer o boato, tem sido desacreditado mas Trump, ainda assim, chegou a qualificar Eastman como um advogado “muito talentoso”.

“Não tenho ideia se é verdade. Suponho que os democratas verificaram antes de a escolher para vice-presidente”, disse Trump, frisando que o rumor em causa é algo “muito sério”.

Esta sexta-feira, Jenna Ellis, que é uma consultora de Donald Trump, publicou na sua conta de Twitter uma mensagem do presidente do Judicial Watch, um grupo de ativistas conservadores próximos de Trump, questionando a legitimidade de Harris para vir a ocupar a vice-presidência dos EUA.

Entretanto, Kamala Harris publicou na sua conta de Twitter uma foto com a sua mãe, defendendo o seu passado. Juntamente com a fotografia partilhada, Harris escreveu: “A minha mãe costumava dizer, ‘não te sentes e fiques a queixar das coisas, faz alguma coisa’. Gostava que ela estivesse connosco esta semana”.

Foi na terça-feira, 11 de agosto, que o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, anunciou ter escolhido Kamala Harris, 55 anos, para desafiar com ele Donald Trump nas urnas e se tornar, em caso de vitória, a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos.

A senadora da Califórnia, que foi rival de Biden nas primárias do Partido Democrata, é uma das figuras mais destacadas do partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.