[weglot_switcher]

Trump cancelou ataque contra o Irão 10 minutos antes para evitar 150 mortes

A frota para retaliação contra o Irão já estava apostos mas operação foi cancelada 10 minutos antes. Na rede social Twitter, Donald Trump admite que o ataque “não era proporcional” e que poderia provocar 150 mortos.
21 Junho 2019, 15h27

O presidente norte-americano admitiu esta sexta-feira que cancelou o ataque ao Irão 10 minutos antes deste acontecer por “a resposta não ser proporcional” ao abate do drone norte-americano. Na rede social Twitter, Donald Trump revelou que a retaliação, que tinha três alvos distintos, podia matar 150 pessoas enquanto o drone não era tripulado.

“Na segunda-feira eles abateram um drone não tripulado que sobrevoava águas internacionais. Estávamos preparados para retaliar ontem à noite em três lugares diferentes. Quando perguntei quantas pessoas morreriam a resposta do general foi ‘150 pessoas’. 10 minutos antes cancelei o ataque. Não seria [uma resposta] proporcional a abater um drone não tripulado”, escreveu nessa mesma publicação.

Os ataques foram recomendados pelo Pentágono e estavam entre as várias opções apresentadas a vários membros seniores da administração Trump.

A operação foi cancelada por volta das 19:30 em Washington (00:30 em Lisboa). O cancelamento teve lugar depois de Donald Trump ter passado o dia de ontem a discutir a estratégia para o Irão com os seus conselheiros para a defesa e líderes do Congresso.

Sobre o abatimento do drone, Donald Trump disse anteriormente: “O Irão cometeu um grande erro”. “Acho difícil de acreditar que foi intencional, se querem saber a verdade. Penso que pode ter sido alguém sem controlo e estúpido que fez isto”, sublinhou.

O Irão garante que o drone violou espaço aéreo do país, com Washington a insistir que o drone encontrava-se em águas internacionais.

A administração Trump tem estado a aumentar a pressão económica sobre o Irão há mais de um ano, com o governo iraniano a considerar que as sanções são “terrorismo económico”.

No Golfo Pérsico, os Estados Unidos mantém uma forte presença militar , devido à tensão com o Irão: enviaram um porta-aviões e milhares de soldados para a região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.