[weglot_switcher]

Trump escolhe diretor da CIA para substituir secretário de Estado dos EUA

Anúncio foi feito pelo chefe de Estado norte-americano num comunicado a que o ‘Washington Post’ teve acesso e confirmado momentos depois pelo republicano na rede social Twitter.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
13 Março 2018, 13h03

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta terça-feira a substituição do secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, pelo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo. O anúncio foi feito pelo chefe de Estado norte-americano num comunicado a que o ‘Washington Post’ teve acesso e confirmado momentos depois pelo republicano na rede social Twitter.

“Mike Pompeo, diretor da CIA, vai ser o novo secretário de Estado. Vai fazer um trabalho fantástico!”, escreveu Donald Trump no Twitter. Rex Tillerson foi afastado do cargo, após 14 meses de trabalho conjunto em que sobressaíram as diferenças entre os dois governantes. Rex Tillerson era visto com um governante mais institucional, o que contrastava com o perfil menos formal de Donald Trump.

Em comunicado, o até agora diretor da CIA disse estar “profundamente agradecido” a Donald Trump pela oportunidade de agora servir como secretário de Estado. “A liderança [de Donald Trump] tornou a América mais segura e espero representá-lo e ao povo americano perante o resto do mundo, de forma a promover a prosperidade dos Estados Unidos”, afirmou.

O republicano aproveitou para agradecer, no Twitter, a Rex Tillerson pelo trabalho desenvolvido e desejou o “melhor” para o seu antigo secretário de Estado. Gina Haspel vai tornar-se agora a nova diretora da CIA e a primeira mulher escolhida até então. Gina Haspel disse estar “grata pela oportunidade” e honrada pela confiança nela depositada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.