[weglot_switcher]

Trump gastou mais de 30 mil euros em campanha de desinformação sobre Biden no Facebook

A campanha de Donald Trump está a tentar enganar os cibernautas e fazê-los acreditar que na noite do debate de terça-feira Joe Biden utilizava um auricular. Acusações semelhantes foram feitas a Hillary Clinton e George W. Bush no passado.
1 Outubro 2020, 14h22

A campanha de Donald Trump terá investido cerca de 34 mil euros numa campanha no Facebook onde promoveu rumores infundados de que Joe Biden usou um auricular durante o primeiro debate entre os candidatos à presidência dos EUA, avança a Bloomberg esta quinta-feira, 1 de outubro.

Os anúncios que estão a circular na rede social apresentam uma foto de Joe Biden tirada em 2019, que foi alterada para que pareça que o candidato democrata tinha um auricular durante o debate na noite de terça-feira, 29 de setembro, e com o slogan “porque é que Joe não quer se comprometer com uma inspeção?”.

Outra informação a ser transmitida aos cibernautas é a de que Joe Biden “implorou por intervalos durante o debate” e que o antigo vice-presidente de Barack Obama recusou fazer o teste de drogas. A campanha de Biden rejeitou essas alegações em um comunicado à BBC .

Na quarta-feira à noite, havia pelo menos 15 versões diferentes do anúncio e, de acordo com a biblioteca de anúncios do Facebook, alcançaram pelo menos 10 milhões de usuários.

Segundo a “BBC”, o Facebook comprometeu-se a rotular as publicações que contenham informações incorretas sobre votos e apontar os utilizadores para informações precisas antes da eleição. No entanto, a sua política não envolve a verificação de discursos políticos, inclusive em anúncios e como tal a empresa não quis comentar sobre a última campanha publicitária da Trump.

De acordo com da jornalista da BBC Marianna Spring, as acusações infundadas de que Biden estava a usar um auricular durante o primeiro frente-a-frente entre candidatos presidenciais começaram a circular nas redes sociais antes de começar a conversa entre adversários, em forma de memes. Spring garante ser comum que rumores infundados circulem sobre candidatos políticos a usar auriculares durante os debates. Hillary Clinton e George W. Bush foram alvo de acusações semelhantes.

Trump também acusou Biden de usar drogas para melhorar o desempenho, uma acusação que em 2016 era direcionada a Hillary Clinton. No domingo, o candidato republicano partilhou no Twitter que exigia um teste de drogas ao adversário. Por sua vez, Joe Biden riu-se quando foi questionado sobre se iria realizar um exame que comprovasse que não utilizava drogas. De acordo com o Washington Post , presidentes e candidatos presidenciais não estão sujeitos a testes de drogas antes dos debates.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.