[weglot_switcher]

Trump já mexe com a economia: Preços dos hotéis em Washington aumentam 927%

A acrescentar ao fluxo usual da data, decorre também a “Marcha das Mulheres em Washington”, um protesto contra a tomada de posse do republicano.
  • REUTERS/Shannon Stapleton
19 Janeiro 2017, 16h22

Os preços dos hotéis em Washington aumentaram 927% para a tomada de posse do presidente Donald Trump. Os interessados em assistir à cerimónia podem sofrer um grande decréscimo na conta bancária, mesmo que a escolha de hotel não seja o luxuoso Hotel Trump International.

De acordo com o site de viagens Trivago, a média de preço de uma dormida na cidade ronda os 200 dólares, no entanto, a média verificada para a noite precedente à tomada de posse ronda os 2 mil dólares.

“Na semana da cerimónia de inauguração há sempre uma subida na demanda dos hotéis, independentemente do partido que ganha”, refere Kristin Lamoureux, associado do Centro Jonathan M. Tisch para a Hospitalidade e Turismo na Universidade de Nova Iorque.

“O aumento pode variar consoante o tipo de inauguração”, acrescenta Lamoureux.

A histórica cerimónia de tomada de posse do primeiro presidente afro-americano Barack Obama provocou uma taxa de ocupação nos hotéis de 96,8%.

Segundo a empresa de pesquisa de dados do hotel STR, os hotéis estavam com uma taxa de ocupação de 88,7% em 2005 e 66,8% em 2013. Para a demanda deste ano ainda não há projeções.

As cidades de onde chegam mais pessoas para assistir à cerimónia são: Chicago, São Francisco, Boston, Minneapolis, Los Angeles, Portland, Maine, Denver, Seattle, Orlando e Atlanta.

Para além do fluxo usual desta data, decorre também na mesma data a “Marcha das Mulheres em Washington” em protesto contra a tomada de posse do republicano.

Lamoureux salienta que a demanda na hotelaria pode não ser a esperada, consequência do aumento de sucesso da plataforma Airbnb.

A Airbnb espera receber 10 vezes mais visitantes para a inauguração do que em 2013, segundo um relatório divulgado.

Mais de 15 mil pessoas reservaram alojamento para o fim-de-semana da tomada de posse, um número acima dos 10 mil estimados, prevendo-se uma receita de 10 milhões em atividade económica para Washington.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.