[weglot_switcher]

Trump Nobel da Paz? Qualquer deputado, ministro ou professor universitário em todo o mundo pode meter nomes na lista

Só este ano há mais de 300 candidatos. Qualquer nomeador qualificado, cuja lista é bastante extensa, em qualquer país do mundo pode submeter um nome: basta preencher um formulário online. Notícia da candidatura chega a dois meses das eleições norte-americanas.
9 Setembro 2020, 17h14

O nome de Donald Trump foi submetido para o prémio Nobel da Paz de 2021, avançou hoje o canal norte-americano “Fox News”. A notícia chega a dois meses das eleições norte-americanas onde o presidente vai enfrentar o candidato democrata, Joe Biden.

A candidatura foi apresentada pelo deputado norueguês Christian Tybring-Gjedde, que pertence ao Partido do Progresso (Fremskrittspartiet), de extrema-direita, pelo seu esforço no acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, alcançando recentemente.

Em 2018, este deputado já tinha submetido o nome de Donald Trump ao Nobel da Paz por causa do seu esforço na tentativa de fechar um acordo entre a democrática Coreia do Sul e a ditadura da Coreia do Norte.

O nome fica fora do Prémio Nobel da Paz de 2020 que vai ser entregue em dezembro, pois o período de candidaturas termina anualmente a 1 de fevereiro, arrancando em meados de setembro do ano anterior.

Só este ano existem 318 candidatos ao Nobel da Paz, dos quais 211 são indivíduos e 107 são organizações. Este é o quarto valor mais elevado de sempre. O recorde foi atingido em 2016 quando 376 nomes foram submetidos.

Mas quem é que pode submeter nomes para esta lista? A lista de nomeadores qualificados é bastante extensa. Para começar, “membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros de gabinete/ministros) de estados soberanos, assim como atuais chefes de Estado”, segundo o Comité.

E a lista continua por aí fora: membros do Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda; professores universitários de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; diretores e reitores de universidades; antigos e atuais membros do Comité Norueguês do Nobel; pessoas que venceram o Nobel da Paz; antigos conselheiros do Comité; membros do Tribunal de Arbitragem de Haia; membros do Instituto de Direito Internacional (Institut de Droit International) em Genebra; membros da Liga Internacional das Mulheres para a Paz e Liberdade; diretores de institutos de investigação para a paz; institutos de política internacional.

Quem é que escolhe depois o vencedor? O Comité é composto por cinco membros apontados pelo parlamento norueguês, o Storting, sendo necessária uma maioria para escolher o vencedor. O Comité explica que a sua composição “reflete as forças relativas dos partidos políticos no Storting“.

A nomeação de nomes para esta lista tem outra particularidade: os nomes não são revelados oficialmente durante décadas. “Os nomes dos nomeados e outras informações sobre as nomeações não podem ser revelados até daqui a 50 anos”, explica o Comité.

Ao contrário dos prémios de Química, Física, Medicina ou Literatura, que são atribuídos por instituições suecas, o Nobel da Paz é atribuído pelo Comité Norueguês do Nobel, sediado em Oslo. Já o prémio conhecido como Nobel da Economia – que, ao contrário dos anteriores, não foi criado pelo cientista sueco Alfred Nobel – também é atribuído na Suécia.

Um antigo responsável do Comité reconheceu a facilidade em colocar o nome na lista. “Por vezes, ouvimos pessoas a dizer que estão honradas com a nomeação, mas não temos nada a ver com isso. É muito fácil ser nomeado, mas é muito difícil vencer o prémio Nobel da Paz”, disse em 2007 o então  secretário do Comité Geir Lundestad, citado pela “Associated Press”.

Em 2016, um artigo da Quartz apontava que bastava enviar um email para o Comité para submeter uma candidatura, contendo o nome do candidato, uma explicação sobre a razão para poder vencer o prémio, e o nome, título e filiação profissional e académica. As coisas melhoraram deste então, e o site do Comité conta desde 2018 com um formulário para submeter uma candidatura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.