[weglot_switcher]

Trump oficializa sanções contra a Rússia

Este era o passo que faltava para a aplicação de sanções norte-americanas ao país de Vladimir Putin. Não se sabia ainda se o presidente dos EUA iria assinar o projeto de lei.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
2 Agosto 2017, 16h15

Donald Trump acabou com as dúvidas e assinou o projeto de lei que impõe novas sanções contra a Rússia. Apesar de ter sido noticiado que o presidente dos EUA estaria contra o projeto de lei aprovado na Câmara de Representantes dos Estados Unidos no mês passado, a Bloomberg avança que as sanções foram esta quarta-feira oficializadas.

O documento sobre as sanções assinado por Trump, a que a agência teve acesso, refere que a Administração norte-americana vai prosseguir com a lei, mas salienta que tem dúvidas sobre o impacto e a constitucionalidade dos termos. A principal reserva será sobre a capacidade dos EUA de continuarem a ter a Rússia como país aliado.

As preocupações cobrem, segundo a Bloomberg, quatro áreas: intromissão do Executivo dos EUA na autoridade de outro país, danos não intencionais para empresas e negócios norte-americanos, prejuízos a parceiros internacionais, bem como limitação da flexibilidade da administração para atuar em conjunto com aliados em relação à Rússia.

A proposta de lei tinha passado na Câmara de Representantes a 25 de junho, com 419 votos a favor e três contra. O texto justifica o reforço das sanções contra a Rússia “pela sua suposta interferência durante a campanha eleitoral nos EUA no ano passado”, e atribui as sanções ao Irão e à Coreia do Norte “devido aos seus programas de armamento”.

De acordo com o presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, este pacote de medidas é uma maneira de pressionar “os nossos maiores adversários de forma a proteger os norte-americanos”. O legislador conservador Ed Royce assinalou que “os serviços de inteligência já chegaram à conclusão de que este ex-agente da KBG [Vladimir Putin] tentou interferir na nossa eleição”. “Se não fizermos nada, a Rússia continuará com as suas agressões”.

Este projeto de lei incluía já um mecanismo que limitava a capacidade de Trump de evitar a aplicação de sanções à Rússia. Assim, se o Senado confirmar o projeto, a única opção que restará a Trump para manter a sua margem de manobra será vetar a medida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.