[weglot_switcher]

Trump prepara-se para avançar com “sanções severas” contra a Turquia

Depois de anunciar a retirada completa das forças militares norte-americanas do território Turco, Donald Trump anunciou que Washington vai avançar com sanções contra Ankara como forma de retaliação.
14 Outubro 2019, 13h07

A administração de Donald Trump vai avançar com sanções económicas contra Ancara possivelmente ainda esta semana, pelo avanço dos militares no nordeste da Síria, avança a Reuters, esta segunda-feira.

Depois de o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, anunciar na sexta-feira que Trump havia autorizado novas sanções “muito poderosas” contra a Turquia, o Governo norte-americano parecia pronto para começar a cumprir a ameaça de inflingir danos à economia da Turquia.

No domingo, Trump afirmou que depois da audiência no Congresso, que iria trabalhar em conjunto com republicanos e democratas para avançar com sanções. Trump responde assim ao apelo feito por Lindsey Graham que, embora seja um forte apoiante do presidente, tinha criticado a decisão da retirada de tropas da Síria, abandonando os aliados curdos na Síria à mercê da ofensiva militar turca.

“Estou a negociar com o senador Republicano Lindsey Graham e outros membros do Congresso, incluindo democratas, para a imposição de sanções severas à Turquia. O (Departamento do) Tesouro está preparado”, escreveu hoje Donald Trump na sua conta pessoal da rede social Twitter.

Usar as forças armadas dos EUA para interromper a ofensiva turca contra combatentes curdos aliados dos EUA nunca foi uma opção, confirmaram as autoridades de defesa. No domingo, o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, anunciou que Trump ordenou a saída de todos os cerca de mil soldados que lutavam ao lado das milícias curdas contra o Estado Islâmico, para proteger a sua integridade física, no cenário da ofensiva turca.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.