[weglot_switcher]

Trump promete continuar luta para afastar Biden da Casa Branca apesar de já ter reconhecido derrota

Donald Trump mantém a sua versão de que ocorreu fraude eleitoral, apesar de não apresentar qualquer facto ou provas que comprovem a sua afirmação.
  • Carlos Barria/Reuters
30 Novembro 2020, 10h40

Quase um mês após a derrota nas eleições presidenciais de 3 de novembro, Donald Trump continua sem aceitar que saiu derrotado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, revela a “Reuters”. Após ter dado luz verde ao democrata para começar a preparar a sua ida para a Casa Branca, o presidente cessante prometeu continuar a sua luta judicial para eliminar os resultados da eleição que anunciaram a sua derrota.

No entanto, apesar de ter sido largamente apoiado pelo partido republicano nas corridas presidenciais e enquanto liderou os Estados Unidos, alguns deputados republicanos estão a fazer questão de se afastar de Donald Trump ao reconhecer a vitória clara por parte de Joe Biden, após a recontagem de votos em alguns estados norte-americanos.

“Estamos a trabalhar com a administração Biden, tanto na transição como na inauguração, como se estivéssemos a seguir em frente”, assumiu o senador Roy Blunt à “CNN”, não admitindo a derrota do presidente que concorreu pelo partido republicano.

Donald Trump, que governou o país nos últimos quatro anos, mantém a sua versão de que ocorreu fraude eleitoral, apesar de não apresentar qualquer facto ou provas que comprovem a sua afirmação. A sua equipa legal perdeu os processos que impôs no tribunal, depois de falhar em convencer os júris de que ocorreram irregularidades eleitorais nos estados do Michigan, Geórgia e Arizona.

Na última recontagem dos votos, a pedido do presidente cessante, Joe Biden aumentou a distância face a Trump para seis milhões de votos, mantendo os 306 votos do Colégio Eleitoral contra os 232 votos que Trump recebeu no dia 3 de novembro. A equipa legal de Trump perdeu novamente a esperança após os resultados do estado do Wisconsin terem sido divulgados, ontem o ainda presidente perdeu por mais de 20 mil boletins de votos.

Ao canal “Fox News”, Donald Trump deu a entender que queria fazer chegar o caso ao Supremo Tribunal, mas que “é muito difícil chegar” a essa instância, não sabendo então o caminho a seguir. Pela primeira vez, na passada quinta-feira, Trump assumiu que só abandonaria a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral confirmasse oficialmente a vitória de Biden.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.